SOLIDARIEDADE

Organizações da FAB reúnem crianças do PROFESP em confraternização

Diversas atividades, que contaram com a presença do Papai Noel e com a distribuição de presentes, ocorreram em todo Brasil
Publicada em: 28/12/2021 15:03
Imprimir
Fonte: BAAN,CIAAR, EEAR e PAMALS
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Alcoforado

As Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) atuam diretamente no Programa Forças no Esporte (PROFESP), um programa social que visa democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte, de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, formando cidadãos e melhorando a qualidade de vida dos beneficiados, prioritariamente em situação de vulnerabilidade social.

GUARNAE-AN

A Guarnição de Aeronáutica de Anápolis (GUARNAE-AN) realizou o encerramento do ano 2021 do Programa Forças no Esporte. A cerimônia, que também comemorou o Natal, reuniu 200 crianças e adolescentes da rede municipal de ensino. Participaram do evento a Presidente da Cruzada pela Dignidade, Sonia Maria Almeida, a representante da Secretaria Municipal de Educação, Flávia Fernanda de Souza e as diretoras das escolas municipais parceiras do Programa Forças no Esporte, sendo recebidas pelo então Comandante da Guarnição de Aeronáutica de Anápolis, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez. 

Na ocasião, foram entregues os presentes pedidos pelas crianças que participam do projeto, através das cartinhas escritas ao Papai Noel.  Esta ação teve o envolvimento do efetivo da GUARNAE-AN, por meio da Assessoria de Serviço Social, que divulgou as cartinhas para que os militares pudessem atendê-las. 

CIAAR

O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), por meio da equipe do Programa Forças no Esporte, realizou a distribuição de 399 kits de alimentação para 133 famílias cadastradas no programa. Na oportunidade, também foram entregues presentes de Natal para as 133 crianças, oferecidos pelos “padrinhos e/ou madrinhas”.

Durante o evento foram realizados sorteios de brindes entre os inscritos nos respectivos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), além de uma maquete em escala da aeronave A-29 Super Tucano para as crianças. O Papai Noel também marcou presença e realizou a distribuição de saquinhos surpresas para os presentes.

PAMA-LS

O núcleo do Programa Forças no Esporte, do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS), realizou a entrega de 175 kits alimentação aos adolescentes atendidos pelo projeto. Além dos itens essenciais, como arroz, feijão, macarrão, leite e óleo, foram acrescentados panetones para enriquecer a ceia de Natal das famílias.

As entregas dos kits são realizadas mensalmente na entrada das escolas municipais de Lagoa Santa, o que facilita o acesso dos beneficiados. Ao todo 2.138 unidades foram entregues em 2021. Com a suspensão das atividades esportivas do programa, em decorrência da pandemia provocada pelo novo coronavírus, o recurso financeiro destinado às refeições dos jovens foi redirecionado para a preparação desses kits desde abril de 2020.

EEAR

Geovani Henrique Ortiz Costa, natural da cidade de Guaratinguetá (SP), ainda com 11 anos de idade, tomou conhecimento do recém-implantado Projeto Segundo Tempo/Forças no Esporte, na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), e pediu a seus pais que o matriculasse no projeto. Desde então, o universo militar chamava a atenção.

Com o apoio do pai, o jovem ingressou em um curso preparatório e em julho de 2021, com 18 anos, prestou concurso para o Curso de Formação de Sargentos (CFS), obtendo a aprovação e retornando ao Berço dos Especialistas para realizar seu sonho de criança.

O menino do PROFESP que adorava música, agora é chamado de Aluno CFS 21/2187 Geovani, integrante do Esquadrão Verde, Turma Esparta, e cursa a especialidade de Controle de Tráfego Aéreo.  “Ter participado do PROFESP me influenciou para ingressar na Escola de Especialistas de Aeronáutica, porque mesmo sendo natural de Guaratinguetá, não conhecia a Escola internamente. O Projeto foi uma oportunidade ímpar, onde aprendi o que é disciplina, organização e responsabilidade, o que me influenciou no desejo de estudar e me tornar um Sargento da Força Aérea Brasileira”, ressaltou.

Fotos: BAAN; Soldado Jean Souza/CIAAR; Cabo D. Filho/PAMALS; Arquivo Pessoal