RECONHECIMENTO

Comandante do II COMAR recebe comenda da ALEPE

Brigadeiro Cesar recebeu a Medalha Joaquim Nabuco, Classe Ouro, pelo exercício do cargo à frente da Guarnição de Aeronáutica de Recife (GUARNAE-RF)
Publicada em: 17/12/2021 10:47
Imprimir
Fonte: II COMAR, por Tenente Felipe Bueno
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) agraciou, no dia 14 de dezembro, nove autoridades estaduais com as comendas Medalha Joaquim Nabuco, Classe Ouro, e Medalha do Mérito Democrático e Popular Frei Caneca, edição 2021. Entre os homenageados estavam o Governador do Estado de Pernambuco, Paulo Henrique Saraiva Câmara, e o Comandante do Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), Brigadeiro do Ar Cesar Faria Guimarães, que receberam a Medalha Joaquim Nabuco. Estiveram presentes na solenidade, ainda, os Comandantes, Diretores, Chefes e Prefeito da Guarnição de Aeronáutica de Recife (GUARNAE-RF).

O Presidente da ALEPE, Deputado Estadual José Eriberto Medeiros de Oliveira, destacou o papel do Comandante da GUARNAE-RF. “O Brigadeiro Cesar é Comandante do II COMAR, que completou recentemente 80 anos de atividades, e tem papel crucial na defesa da soberania nacional. A Organização faz inúmeras ações de desenvolvimento social dentro da sociedade pernambucana” discursou o parlamentar.

O Brigadeiro Cesar afirmou que a homenagem coroa a missão cumprida pelo Segundo Comando Aéreo Regional, de exercer a referência do Comandante da Aeronáutica na Região Nordeste. “O reconhecimento da Casa de todos os Pernambucanos nos gratifica e motiva ainda mais para apoiar os brasileiros e pernambucanos em nosso exercício. É uma felicidade para mim, após cinco anos no Comando de Organizações Militares no Recife e dezessete anos servindo a Força Aérea no estado de Pernambuco, levar agora o nome de Joaquim Nabuco, que tão bem representou Pernambuco em sua legislatura e o Brasil em toda a sua vida", agradeceu.

Comendas

As medalhas concedidas fazem referência a personalidades que protagonizaram episódios marcantes para a história pernambucana, a exemplo do abolicionista e patrono da ALEPE, Joaquim Nabuco. A comenda, considerada a mais importante da Casa Legislativa, foi instituída pela Resolução nº 809/1968.

A segunda medalha conferida carrega o nome de Joaquim da Silva Rabelo, o Frei Caneca, político e líder religioso pernambucano que protagonizou a Confederação do Equador. Ele sacrificou a vida em nome dos ideais de liberdade, independência e igualdade de direitos. A Resolução nº 855/2008 deu origem à honraria.

Fotos: José Henrique / TCE-PE e Jarbas Araújo / ALEPE

Assunto(s): , ,