ANIVERSÁRIO

II COMAR celebra oito décadas de atividades

Organização é sucessora da 2ª Zona Aérea, ativada e comandada pelo Patrono da Força Aéra Brasileira, Marechal do Ar Eduardo Gomes
Publicada em: 14/12/2021 11:30
Imprimir
Fonte: II COMAR, por Tenente Felipe Bueno
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

O Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR) celebrou, em uma série de eventos, o seu 80º aniversário. Nessa quinta-feira (09/12), a Organização Militar sediada no Recife (PE) foi homenageada em uma cerimônia militar com a presença do Comandante Militar do Nordeste (CMNE), General de Exército Richard Fernandez Nunes, que foi recebido pelo Vice-Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta, que presidiu a solenidade; e pelo Comandante do II COMAR, Brigadeiro do Ar Cesar Faria Guimarães.

Em suas palavras, o Brigadeiro Cesar falou sobre a trajetória do Comando, reativado em 2 de julho de 2020. "Coordenada pelo Major-Brigadeiro Josuá, nosso Comandante entre 2009 e 2010, aqui também foi cumprida a maior operação de busca aérea no mar da América Latina, após a tragédia do voo AF 447, da Air France, que partiu do Rio de Janeiro a Paris em 31 de maio de 2009. Mas a Força Aérea não nos remete apenas aos capítulos do emprego do Poder Aeroespacial, traz para o povo da Terra dos Altos Coqueiros, programas e projetos sociais que reforçam a educação e asseguram o exercício da cidadania. Contamos há quase 30 anos com o Projeto Asa Branca, que oferece anualmente oficinas semi-profissionalizantes para adolescentes na faixa etária dos 13 aos 17 anos - uma iniciativa criada pela gestão do Major-Brigadeiro Cesar, entre os anos de 1993 e 1995", discursou.

Além deles, estiveram presentes no evento o Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, Dom Fernando José Monteiro Guimarães; o Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Deputado Estadual José Eriberto Medeiros de Oliveira; o Subdiretor de Contratos e Convênios da Diretoria de Economia e Finanças da Aeronáutica (DIREF), Brigadeiro Intendente Antenor José Santos Margotto; o Subdiretor de Contabilidade da DIREF, Brigadeiro Intendente José Lopes Fernandes; o Chefe da Coordenadoria de Recursos Humanos da SEFA, Brigadeiro do Ar Alexandre Hoffmann, além de Comandantes, Chefes, Diretores e Prefeitos da Guarnição de Aeronáutica de Recife (GUARNAE-RF) e das Organizações Militares subordinadas ao II COMAR, demais autoridades civis e militares e veteranos da Força Aérea Brasileira (FAB).

Durante a solenidade, foi entregue o título honorífico de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira (FAB) a personalidades pernambucanas, como reconhecimento pelos valiosos serviços prestados à Aeronáutica brasileira. Ainda, o Brigadeiro Cesar entregou uma homenagem aos Comandantes veteranos do II COMAR e os certificados ao Graduado e ao Praça Padrão do efetivo do Comando: Sargento de Material Bélico Ricardo Lessa Neves Junior e o Cabo Músico Henrique Moraes Alexandrino, respectivamente. Por fim, 12 militares foram agraciados com a Medalha Militar por tempo de serviço, que destina-se a recompensar os bons serviços prestados pelos Oficiais e praças da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, em serviço ativo. Foram concedidas medalhas de ouro, com passador de ouro; de prata, com passador de prata; e de bronze, com passador de bronze, aos militares que completaram, respectivamente, 30, 20 e 10 anos de bons serviços prestados.

Fotos: Cabo Alexandrino/II COMAR e Soldado Melo Filho/CINDACTA III