RECONHECIMENTO

BACO recebe homenagem do Centro Universitário Ritter dos Reis

Na ocasião, a Base Aérea de Canoas (BACO) foi homenageada com a rosa de Anita Garibaldi
Publicada em: 09/12/2021 09:08
Imprimir
Fonte: V COMAR, por Coronel Queiroz
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Bazilius

Participantes do evento.A Base Aérea de Canoas (BACO), no Rio Grande do Sul (RS), recebeu, no dia 2 de dezembro, uma homenagem do Centro Universitário Ritter dos Reis (Uniritter). Na ocasião, a Diretora da Microrregião de Porto Alegre da Uniritter, Rachel Andrade Ballardin, fez a entrega da muda da rosa de Anita Garibaldi ao Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, como forma de fortalecer os laços de amizade e proximidade entre as Instituições.

O evento contou, ainda, com a presença do Subcomandante do V COMAR, Cel Av Roberto Carlos Fernandes, do Comandante da BACO, Cel Int Maurício Cunha Massa de Oliveira, além dos Professores da Uniritter Fabiane Mecca Klein, José Antônio Barrosos Sanz, Paula Salum e Larissa Araújo Cantele.

“Que a rosa sirva como marco do fortalecimento das relações entre a Base Aérea de Canoas com a Uniritter. Que ambas as Instituições possam juntas trilhar um caminho que proporcione o desenvolvimento local e o bem-estar da comunidade de Canoas. Não tenho dúvidas que o processo que aqui se fortalece, hoje, perpetuará por muitos anos na busca pela excelência e união entre as partes”, ressaltou a Diretora Rachel Andrade Ballardin.

Palavras do Cmt V COMAR.Em suas palavras de agradecimento, o Brigadeiro Bellintani destacou a honra em saber que a Força Aérea Brasileira foi escolhida para ser homenageada com a rosa de Anita Garibaldi, símbolo da Uniritter, entidade reconhecidamente conceituada no campo do ensino.

"A Rosa de Anita se diferencia das outras por dois motivos: pelo aspecto histórico-cultural e também por ser resultado de pesquisa acadêmica desenvolvida em nossos laboratórios. A flor é uma rosa híbrida, criada pelo botânico italiano Giulio Pantoli e desenvolvida em parceria com o Museu Renzi e o Governo da Emília Romagna na Itália, juntamente com o Instituto Anita Garibaldi de Laguna (SC). A Unisul, uma das universidades localizadas em Santa Catarina, recebeu uma planta do Instituto Anita Garibaldi e realizou a reprodução de 200 mudas, que estão sendo oferecidas às Instituições que comungam dos mesmos valores e acreditam que podem transformar o País pela educação", informou o Oficial-General.

Fotos: Suboficial Dorneles / BACO