INSTITUCIONAL

Militar da FAB integra Missão de Paz da ONU, no Sudão do Sul

Tenente Yasmin Lys é a primeira mulher da Guarnição de Aeronáutica de Natal (GUARNAE-NT) a participar da missão
Publicada em: 08/12/2021 20:07
Imprimir
Fonte: BANT, por Sargento Marcella
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Bazilius

A Guarnição de Aeronáutica de Natal (GUARNAE-NT) teve, pela primeira vez, uma Oficial da Organização Militar integrando a Missão de Paz das Organizações das Nações Unidas no Sudão do Sul (UNMISS). A Tenente Intendente Yasmin Lys da Cruz Furtado, do efetivo da Prefeitura de Aeronáutica de Natal, embarcou no dia 1º de dezembro.

Após se voluntariar e cumprir os requisitos necessários, a Tenente Yasmin Lys realizou o Estágio de Preparação para Missão de Paz no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), localizado no Rio de Janeiro (RJ), ainda em 2020. O Estágio tem duração total de dez semanas e é dividido nas fases à distância e presencial. Durante o treinamento, os militares receberam instruções de primeiros socorros, comunicação rádio, negociação, simulação de patrulha, além da contextualização sobre a composição da ONU, seus departamentos e funções. Após a indicação para a vaga, a militar participou do Estágio de Operações de Paz para Mulheres, em outubro de 2021, realizado pela Marinha do Brasil, também no Rio de Janeiro (RJ).

A Oficial comemorou a oportunidade de realizar o sonho de participar da Missão ainda como Tenente e está certa de que novos desafios virão. “Sou grata pela oportunidade de representar nossa Força e nosso País na UNMISS. Espero contribuir nessa missão que considero nobre e importante. Desejo que minha participação possa incentivar outros militares e, principalmente, outras mulheres a se voluntariarem para este tipo de missão”, finalizou.

A Missão de Paz no Sudão do Sul acontece desde o ano de 2011 e conta com a participação de diversos militares brasileiros das Forças Armadas, Forças Auxiliares, civis e agências parceiras da ONU. A Oficial ficará instalada no Quartel-General da ONU em Juba, capital do Sudão do Sul, e dentre as funções a serem exercidas estão a consolidação de relatórios emitidos e o controle de uma das seis áreas em que o Sudão do Sul é dividido, onde ocorrem as missões e patrulhas da ONU. A missão desempenhada pela militar terá duração de um ano.

Além da Tenente Yasmin Lys, outros 32 militares da GUARNAE-NT, entre Oficiais, Graduados, Cabos e Soldados já participaram de outros contingentes em Missões de Paz da ONU.

Fotos: Arquivo Pessoal