INSTITUCIONAL

Fórum sobre tecnologias aplicadas ao tráfego aéreo conta com participação da CISCEA

O evento promoveu debate sobre tecnologias aplicadas ao tráfego aéreo e desafios para a condução de um sistema aéreo integrado, sustentável e eficiente
Publicada em: 06/12/2021 16:00
Imprimir
Fonte: CISCEA
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), representada pelo Vice-Presidente, Coronel Aviador Raul Carlos Camara Borges, participou do Fórum realizado pela empresa Atech, do Grupo Embraer, entre os dias 23 e 25 de novembro, com o tema “Rotas para o Futuro – Tecnologias Habilitadoras”. O evento propôs debate sobre o papel dessas tecnologias para a indústria 4.0, com capacidade de transformação de produtos, serviços e comportamentos, como o Big Data, 5G, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Nuvem, Segurança Cibernética, por exemplo.

O quarto painel do Fórum promoveu um debate sobre tecnologias aplicadas ao tráfego aéreo e os desafios para a condução de um sistema aéreo integrado, sustentável e eficiente, como tema “A digitalização do tráfego aéreo – moldando os céus do amanhã com um sistema aéreo tecnológico integrado, sustentável e eficiente”.

Participaram do debate o Presidente da Nav Brasil, Major-Brigadeiro do Ar R1 José Pompeu dos Magalhães Brasil; o Vice-Presidente da CISCEA, Coronel Aviador Raul Carlos Camara Borges, e o CEO da Eve Urban Air Mobility – EmbraerX, André Stein; além do Diretor de Negócios ATM da Atech, Marcos Resende, que atuou como moderador do painel.

Na abertura do painel, Marcos Resende dissertou sobre a constante evolução do setor de tráfego aéreo, que vem alcançando patamares cada vez mais integrados, eficientes e sustentáveis com as novas tendências tecnológicas. Nesse contexto, explicou que as tecnologias habilitadoras são agentes dessa transformação, possibilitando o aprimoramento dos processos de interoperabilidade, das operações remotas digitais, a versatilidade das soluções em nuvem, a integração das operações e um universo de novas funcionalidades e facilidades.  

Ao destacar a tradição Aeronáutica do Brasil, o Vice-Presidente da CISCEA falou da referência do País no setor, por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e do maior desafio do País: o controle da extensão de 22 milhões de km², envolvendo uma área continental e outra oceânica. “O DECEA tem um planejamento muito forte, estruturado por meio de um programa chamado SIRIUS, um conjunto de 29 grandes Projetos Estratégicos que fazem com que as ações sejam orientadas e todos caminhem para a mesma direção, sem dispersão de esforços. Com certeza, é um grande fator contribuinte para o sucesso do Brasil na parte de Controle do Espaço Aéreo e consequente referência mundial”, afirmou o Coronel Camara.

O militar citou os principais projetos da CISCEA e como eles contribuem para a evolução do tráfego aéreo, como o CPDLC (Controller Pilot Data Link Communications), que permite comunicação aeronáutica por meio do envio de mensagens de texto pré-formatadas nas operações; o ADS-B Continental e Satelital, que complementam o sistema de vigilância do controle do espaço aéreo do Brasil; a navegação DME-DME, que facilita a navegação em rota; o projeto FIS Nacional, que permite a prestação do serviço de informações de voo abaixo do nível 245; o projeto AIM-BR, relacionado com as informações AIS, com a digitalização de cartas e com a padronização de NOTAM, além da Centralização de Planos de Voo (CPV), que consolida em um único sistema o trâmite de todos os planos de voo de aeronaves que utilizam o espaço aéreo brasileiro.

“Completamos a ativação da CPV em todos os Regionais do DECEA. A centralização faz com que o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) tenha a consciência situacional de aeronaves de todo País, podendo orientar as aeronaves e antecipar possíveis conflitos, além de permitir um ciclo de economia de combustível e redução da emissão de poluentes, contribuindo assim para o meio-ambiente”, explicou o Vice-Presidente da CISCEA.

O Coronel Camara abordou, ainda, o papel das tecnologias na transformação do futuro da aviação no Brasil e no mundo e destacou o papel do 5G nesse contexto, dando como exemplo a sua contribuição no projeto ATN-BR, uma complexa arquitetura de redes de comunicação interconectadas que permite o tráfego de dados, mensagens e voz entre os diversos sistemas. “O 5G pode contribuir com velocidade e estabilidade para agregar outra possibilidade de canal de transmissão de dados”, finalizou. 

Para o Diretor-Presidente da Atech, Edson Mallaco, o 7º Fórum Atech proporcionou uma oportunidade de discussão de temas que impulsionarão o futuro, cujos alicerces estão sendo construídos hoje. “Nosso objetivo é fomentar importantes discussões acerca do tema e discutir sobre quais caminhos as tecnologias habilitadoras nos permitem traçar para um futuro mais conectado, responsivo, ágil e eficiente para todos”, disse.

A Atech Negócios em Tecnologias S/A é uma empresa brasileira de desenvolvimento de sistemas e aplicação de tecnologias, focada em soluções complexas para sistemas críticos que envolvem controle e gestão de tráfego aéreo (civil e militar), sistemas de defesa e segurança, simuladores, logística, gestão de ativos, entre outros.

Fotos: CISCEA

Assunto(s): , ,