PROFESP

Base Aérea de Manaus promove Capacitação Pedagógica para projeto social

Atividade contou com a participação de representantes do Ministério da Defesa, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira e de instituições civis parceiras
Publicada em: 02/12/2021 21:00
Imprimir
Fonte: BAMN, por Tenente Catherine
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

A Base Aérea de Manaus (BAMN) sediou, de 8 a 12 de novembro, a Capacitação Pedagógica do Projeto João do Pulo do Programa Forças no Esporte (PROFESP). A atividade contou com a participação de representantes do Ministério da Defesa (MD), da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB), da Força Aérea Brasileira (FAB), e das instituições civis parceiras, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Manaus (APAE-MN), Associação Pestalozzi de Manaus e Faculdade Estácio de Manaus. O Projeto João do Pulo tem como objetivo o atendimento de pessoas com deficiência, preferencialmente em situação de vulnerabilidade social, com prioridade para as crianças, adolescentes e jovens.

A capacitação, que incluiu Módulos Básicos e Específicos, destinou os últimos dias para a Prática Controlada nas instituições sociais parceiras, possibilitando a aplicação técnica do conteúdo aprendido e propiciando à equipe do PROFESP uma experiência de sensibilização única. Para o Soldado Jonathan Rolim de Paul, voluntário do PROFESP, foi engrandecedor participar da Capacitação. “Já sentia o acender do coração, mas com a parte prática, o amor triplicou com o contato com as crianças e adolescentes da APAE e Pestalozzi”, destacou.

Para o Coordenador-Geral do PROFESP, Coronel Aviador Everton Geraldo Chácara, a Guarnição de Aeronáutica de Manaus (GUARNAE-MN) possui um efetivo diferenciado. “Temos militares com grande conhecimento técnico, como por exemplo os profissionais de educação física. Temos, também, militares com filhos portadores de necessidades especiais, o que traz consigo grande sentimento de empatia, algo essencial no Programa e, principalmente, pessoas com um brilho no olhar, que é traduzido na dedicação e paixão na execução”, ressalta.

O evento de encerramento contou com a presença do Comandante do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR), Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão, e do Comandante da Base Aérea de Manaus (BAMN), Coronel Aviador Marcos Afonso de Carvalho Quintella. O Brigadeiro Magarão agradeceu a todos os presentes, congratulou as autoridades da Marinha e do Exército, afirmando que, na Amazônia, a junção das Forças amigas sempre representa o sucesso das missões, e em especial agradeceu a equipe do PROFESP. “A missão foi cumprida não somente pelo espírito de corpo dos militares, mas pela paixão que todos os envolvidos do Projeto sentem pelo PROFESP, o que garante uma grande atuação e resultados positivos para as crianças e adolescentes, confirmando a grande importância social da ação” pontuou o Oficial-General.

Fotos: BAMN