HISTÓRIA

Biblioteca que homenageia Patrono da Aeronáutica é inaugurada no CE

A unidade, que é administrada pela Prefeitura da Cidade, foi entregue em um espaço reformado, ampliado e modernizado durante cerimônia realizada no dia 13 de novembro
Publicada em: 30/11/2021 12:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Marayane - Revisão: Major Bazilius

O Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira, Alberto Santos-Dumont, foi homenageado por meio da criação da Biblioteca Museu Santos Dumont, localizada na cidade de Umirim (CE). A unidade, que é administrada pela Prefeitura da Cidade, foi entregue em um espaço reformado, ampliado e modernizado, durante cerimônia realizada no dia 13 de novembro.

O evento contou com a presença do Comandante da Base Aérea de Fortaleza, Coronel Aviador Fábio Leandro Alves dos Santos; e do prefeito de Umirim, Felipe Uchôa; dentre outras autoridades civis e militares.

Na ocasião, foram inauguradas salas em homenagem às personalidades da Forças de Segurança do Estado e da Força Aérea Brasileira (FAB). “Esse é um lugar de pesquisa e construção do conhecimento com uma programação cultural e educativa que contempla a região”, destacou o Coronel da Reserva Darley, Coordenador da Ciopaer.

A Biblioteca, que também é Museu, homenageia três militares da FAB, o Marechal do Ar Casimiro Montenegro (criador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica), o Tenente-Coronel Aviador Wellington Rezende (do Grupo de Transporte Especial), e o Major Aviador Everton Braga Corteletti (ex-membro da Esquadrilha da Fumaça).

A ideia da homenagem partiu do piloto Fabio Uchoa. “O meu intuito é motivar, inspirar, incentivar e despertar vocações nas áreas de aviação, educação, ciências e tecnologia, fomentando ainda mais a imagem da Força Aérea Brasileira em Umirim e região”, contou.

Memorial

Além de difundir a cultura e o conhecimento, o novo equipamento abriga espaços de leitura para receber visitantes de todos os 184 municípios cearenses. Como parte do acervo do memorial, as famílias doaram objetos pessoais dos homenageados para fazer parte do acervo do museu.

O atendimento ao público no espaço abriga, de forma permanente, vídeos e um acervo especial com as histórias dos aviadores e de oficiais da cidade, que foram contemplados dando seus nomes às salas da biblioteca.

Serviço

Biblioteca Museu Santos Dumont de Umirim

Horário de funcionamento: 8h às 11h e das 14h às 17h (Segunda a sexta-feira)

Endereço: Travessa Pinto Fernandes, S/N, Centro – Umirim/CE