DIA DA BANDEIRA

FAB realiza solenidades militares alusivas ao Dia da Bandeira

As cerimônias objetivam a conscientização da importância do símbolo para todos os brasileiros
Publicada em: 23/11/2021 19:36
Imprimir
Fonte: SISCOMSAE
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Bazilius

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, no dia 19, cerimônias cívico-militares em celebração ao Dia da Bandeira. O objetivo foi conscientizar sobre a importância que a flâmula tem para todos os brasileiros. O Pavilhão Nacional é símbolo da República Federativa do Brasil e foi oficialmente apresentado no dia 19 de novembro de 1889. Confira como foram as cerimônias nas Organizações Militares:

Brasília (DF)

Em Brasília (DF), o Comandante do Comando Aéreo Planalto (VI COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Mário Sérgio Rodrigues da Costa, presidiu a cerimônia, que contou ainda com participação de militares de diversas Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de Brasília (GUARNAE-BR). O Suboficial Cláudio Mitiyashu Nakamura, graduado mais antigo da Guarnição de Brasília, foi o responsável por conduzir o ritual de incineração das bandeiras agora inutilizadas. O hasteamento da Bandeira Nacional foi realizada pelo Major-Brigadeiro Mário. A tropa, após a incineração das bandeiras e o Hino à Bandeira, desfilou em continência à Bandeira Nacional.

Canoas (RS)

A Guarnição de Aeronáutica de Canoas (GUARNAE-CO) também celebrou a data. A solenidade foi presidida pelo Subcomandante do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), Coronel Aviador Roberto Carlos Fernandes, que realizou o hasteamento do Pavilhão Nacional e a leitura da Ordem do Dia. Houve também a incineração das Bandeiras Nacionais que se tornaram inservíveis por conta do tempo de uso, e suas cinzas foram depositadas em local de destaque na Organização Militar.

Rio de Janeiro (RJ)

O efetivo da Guarnição de Aeronáutica do Galeão (GUARNAE-GL) também realizou uma cerimônia militar. O Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros, presidiu a cerimônia, acompanhado pelo Diretor de Administração do Pessoal (DIRAP), Major-Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga, e pelo Comandante da Base Aérea do Galeão (BAGL), Coronel Aviador Alexandre de Carvalho Ribeiro, dentre outras autoridades que participaram do evento comemorativo.

Durante a cerimônia, foi lida a Ordem do Dia alusiva à data, assinada pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior.

Recife (PE)

Na Guarnição de Aeronáutica de Recife (GUARNAE-RF), a cerimônia militar foi realizada no pátio do Comando Aéreo Nordeste (II COMAR), sendo presidida pelo seu comandante, Brigadeiro do Ar Cesar Faria Guimarães, e contou com a presença de Diretores, Chefes e demais autoridades das Organizações Militares.

Durante a solenidade, o Brigadeiro Cesar hasteou o Pavilhão Nacional, e o graduado mais antigo da Guarnição procedeu à incineração das Bandeiras Nacionais que, devido ao tempo de uso, se tornaram inservíveis. No Recife (PE), o ato foi realizado pelo Suboficial Ivaldo Gomes da Silva Filho, do efetivo do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III). As cinzas serão depositadas em local de destaque posteriormente.

Barbacena (MG)

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena (MG), teve a solenidade militar presidida pelo Comandante da Escola, Coronel Aviador Daniel Cavalcanti de Mendonça, e contou com a presença do efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ).

A Tenente Enfermeira Alini Trindade da Silva falou da emoção por haver participado da cerimônia. “É difícil descrever, neste momento, a emoção que estou sentindo. São os mais puros sentimentos, o amor pela Pátria e a honra em servir o meu País. Tenho muito orgulho de pertencer à FAB e por ter sido a responsável por conduzir o Pavilhão Nacional neste dia. Estou realizando um sonho”, concluiu.

Boa Vista (RR)

A Base Aérea de Boa Vista (BABV) promoveu uma cerimônia que foi presidida pelo Comandante da Ala 7, Tenente-Coronel Aviador Murilo Grassi Salvatti, e contou com a participação dos Comandantes das Organizações Militares que compõem a Guarnição de Aeronáutica de Boa Vista (GUARNAE-BV).

O Tenente-Coronel Salvatti realizou o hasteamento do Pavilhão, sendo auxiliado pelo Praça Padrão da BABV, o Soldado Rayron de Sousa Corrêa. O Suboficial Antonio Sérgio Accioly de Almeida, graduado mais antigo das Organizações Militares de Aeronáutica de Boa Vista e classificado no excelente comportamento, realizou o ato de incineração das bandeiras julgadas inservíveis, pela terceira vez seguida. Para ele, é “motivo de muito orgulho realizar mais uma vez esse ato e fazer cumprir o juramento que fiz há 34 anos”, revelou o Suboficial Accioly.

Lagoa Santa (MG)

O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) realizou a Cerimônia alusiva ao Dia da Bandeira Nacional, em Lagoa Santa (MG). A solenidade foi presidida pelo Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar Max Cintra Moreira, e contou com a presença dos demais Comandantes das Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de Lagoa Santa (GUARNAE-LS) e do Graduado-Master, Suboficial Tiago Borges Gomes.

As homenagens ao Pavilhão Nacional incluíram a substituição da Bandeira usada no período de um ano por uma nova, que foi hasteada pelo Comandante do CIAAR. Em seguida, o Suboficial Especialista em Suprimentos, Edevanderson Nonato Laizo, do efetivo do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Confins (DTCEA-CF), e graduado mais antigo da GUARNAE-LS, realizou o ritual de incineração das Bandeiras Nacionais que, devido ao tempo de uso, se tornaram inservíveis.

Belém (PA)

A Base Aérea de Belém (BABE), em Belém (PA), também realizou cerimônia militar do Dia da Bandeira Nacional, que foi presidida pelo Comandante do Comando Aéreo Norte, Major-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros. Durante a cerimônia, a Bandeira Nacional foi hasteada diante da tropa composta por militares da Guarnição de Aeronáutica de Belém e do Esquadrão de Helicópteros HU-41, da Marinha do Brasil, sediado na Base Aérea de Belém.

Na sequência, as Bandeiras que devido ao tempo de uso se tornaram inservíveis, foram incineradas. A pira foi acesa pelo Graduado mais antigo da BABE, Suboficial SDE César Augusto Costa Fernandes. Ao final da cerimônia, os militares entoaram o Hino à Bandeira e desfilaram em continência à Bandeira Nacional.

Texto:

V COMAR, por Coronel Queiroz / foto Cel Queiroz

BABR, por Capitão Douglas / foto Soldado Bispo

BAGL, por Sargento Vilas Boas / foto Soldado Moraes Silva

II Comar, por Tenente Felipe Bueno; foto Cabo Alexandrino / II COMAR e Soldado Samuel / SERIPA II

EPCAR, por Sargento Julio Fonseca; foto Sargento Valentim

GUARNAE-BV, por Tenente Heitos; foto Soldado Afonso

CIAAR, por Tenente Lorena; fotos Soldado Jean Souza

BABE, por Tenente Larissa; foto Soldado Karlos