APERFEIÇOAMENTO

Colégio da FAB em Belém comemora 80 anos de criação

Unidade homenageia o Tenente Aviador Raymundo Nonato do Rêgo Barros, que com apenas 23 anos de idade faleceu em um acidente aéreo na Baia do Guajará (PA)
Publicada em: 19/11/2021 14:00
Imprimir
Fonte: ETRB
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Marayane - Revisão: Major Oliveira Lima

O Colégio Tenente Rêgo Barros (CTRB), Organização Militar da Força Aérea Brasileira (FAB) localizada em Belém (PA), comemorou 80 anos de criação em 2021. Iniciando os trabalhos lá em 6 de setembro de 1941 com 45 estudantes, a Unidade de Ensino Militar homenageia o Tenente Aviador Raymundo Nonato do Rêgo Barros, que com apenas 23 anos de idade faleceu em um acidente aéreo na Baia do Guajará (PA), no dia 1º de junho de 1941.

A CTRB nasceu com o objetivo de destinar um espaço dentro da Base Aérea de Belém (BABE) para alfabetização e instrução de militares e de seus dependentes, permanecendo no mesmo local até o final de 1961. Em 1962, foi transferida para as instalações da Escola Nossa Senhora das Fátima, em Val-de-Cães (PA). Já em 1963, a escola foi novamente remanejada para a Capela Nossa Senhora das Graças, dentro do Parque de Material Aeronáutico de Belém (PAMABE) até o dia 12 de maio de 1965, quando finalmente teve a sua instalação ao lado da Vila dos Oficiais da Aeronáutica de Belém, permanecendo até os dias de hoje. Em 5 de janeiro de 1969, a instituição obteve uma mudança de categoria, tornando-se Grupo Escolar Tenente Rêgo Barros, atendendo alunos do ensino fundamental.

Após a reestruturação, em 1973, nos modelos educacionais brasileiros, o Grupo Escolar se tornou Escola Tenente Rêgo Barros, contemplando 1º Grau e Supletivo, e retornou à administração da escola ao Comando da 1ª Zona Aérea. Atualmente, a Instituição está subordinada à Diretoria de Ensino (DIRENS), agora como Colégio Tenente Rêgo Barros, atendendo a 1.116 alunos.

Ao longo dos anos, o Colégio vem se consolidando como uma Instituição de Ensino, de nível Fundamental e Médio, oferecendo ensino de caráter assistencial para os dependentes de militares e civis ligados à Guarnição de Aeronáutica de Belém. A identidade dos alunos da região, forjada na hierarquia e na disciplina militar, é exemplo de dedicação, superação e sucesso, sobretudo no que diz respeito aos resultados ao longo de todos esses anos no cenário nacional e internacional.

Assista aqui ao vídeo que conta a história da Unidade de Ensino da FAB.

Fotos: ETRB