SOLIDARIEDADE

DIRAP realiza Campanha de Doação de Sangue no Rio de Janeiro

Participaram da ação cerca de 72 voluntários, sendo coletadas 61 bolsas de sangue
Publicada em: 25/11/2021 10:45
Imprimir
Fonte: DIRAP, por Sargento Rocha
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Bazilius

Militares da Guarnição de Aeronáutica do Galeão (GUARNAE-GL), situado no Rio de Janeiro (RJ), participaram, no dia 11 de novembro, da campanha de doação de sangue promovida pela Diretoria de Administração do Pessoal (DIRAP), com o apoio do Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF). Envolveram-se na ação cerca de 72 voluntários, sendo coletadas 61 bolsas de sangue.  

Devido à geografia da cidade do Rio de Janeiro e à rotina de trabalho dos militares, o tempo de deslocamento entre um posto de coleta de sangue e as Organizações Militares pode ser um fator impeditivo para o voluntário. Pensando nisso e buscando facilitar a adesão à campanha pelos militares e servidores civis, a DIRAP promoveu a ação na GUARNAE-GL.

O Capitão Maxwell da Silva, do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER), foi o primeiro voluntário. Doador de sangue desde que era soldado, em 1986, ele destacou a finalidade da atividade. "Ações como essas são muito importantes, pois pessoas precisam dessas doações para transfusões e cirurgias”, disse.

A Sargento Giselle Honorato da Silva, militar pertencente à DIRAP, também realizou a doação. “Eu sempre doei sangue, mas a distância do posto de coleta estava dificultando a minha ação. Eu já poderia ter doado desde fevereiro deste ano, mas por conta da rotina, não consegui. Quando soube que teria coleta na minha unidade, foi uma grande felicidade”, declarou.

Doação de Sangue

O procedimento é simples. Após uma entrevista de avaliação do doador, é retirada uma bolsa de aproximadamente 450 ml de sangue de cada voluntário. Todas as etapas do processo duram cerca de 30 minutos e, após a coleta, o material recolhido ainda passa por diversos exames, como hepatite B e C.

Podem ser voluntários pessoas com idade de 18 a 65 anos, em boas condições de saúde, e que pesem mais de 50 kg. Os homens podem doar de dois em dois meses, até quatro vezes ao ano. Já as mulheres podem doar de três em três meses, até três vezes ao ano.

Fotos: Sargento Rocha / DIRAP