NOVEMBRO AZUL

FAB realiza palestra de conscientização sobre doenças da próstata

O evento contou com palestras de urologistas do Hospital de Força Aérea de Brasília (HFAB)
Publicada em: 10/11/2021 15:30
Imprimir
Fonte: COMGEP, por Tenente Elaine
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

A Força Aérea Brasileira, por meio do Comando-Geral do Pessoal (COMGEP), realizou no dia 03 de novembro, no auditório do Grupamento de Apoio de Brasília (GAP-BR) a palestra: “Doenças da Próstata”, ministrada pelo Adjunto da Clínica de Urologia do Hospital de Força Aérea de Brasília (HFAB), Tenente Médico José Ivam Vieira Filho e contou com a presença do Chefe da Clínica de Urologia do HFAB, Major Médico Álvaro Antônio Canuto, além da participação do efetivo do COMGEP e de representantes de todas as unidades do prédio do Comando da Aeronáutica. O evento deu início ao ciclo de palestras na FAB em alusão ao mês de prevenção as doenças masculinas, com foco no câncer de próstata, nacionalmente conhecido como “Novembro Azul”.

Em sua palestra o Tenente Ivam alertou sobre outras doenças masculinas como a hiperplasia prostática benigna, prostatite, rastreamento, diagnóstico, câncer e reforçou sobre a estatística onde mais de 51% dos homens, nunca realizaram uma consulta com o urologista. “Reforçamos a importância de manter os cuidados com a saúde, alimentação, atividade física e acompanhamento médico. O diagnóstico precoce representa 90% de cura se diagnosticado no início”, reforçou o palestrante.

Para o Sargento Alex da Silva Vasconcellos do efetivo do COMGEP, existem muitos mitos sobre a saúde do homem, e ter uma palestra nesse universo “Novembro Azul” é importante para esclarecer as dúvidas. “Ainda vivermos uma ideia de que o homem saudável está relacionado a sua vida ativa. Seja qual for seu ambiente de trabalho, em casa ou no lazer, se o homem está em condições físicas normais não há preocupação com a saúde. Receber informações desse conteúdo como a Palestra dos especialistas da Seção de Urologia do HFAB nos levam a entendermos que nosso corpo possui uma atividade interna que é inerente a nossa força e que precisa de supervisão especializada, do contrário pode ser que quando nos faltar força e disposição o tratamento de qualquer problema que venha a ser detectado seja mais doloroso e deixe sequelas irreparáveis”. disse o participante.

Fotos: Tenente Eliaine / COMGEP