VISITA TÉCNICA

BAAN participa de intercâmbio na EMBRAER com membros da equipe do Gripen

Durante o encontro foi possível visitar as instalações do MSS, MT e S-RIG, principais ferramentas de simulação e suporte ao planejamento das atividades aéreas
Publicada em: 10/11/2021 16:18
Imprimir
Fonte: BAAN
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

Nos dias 03 e 04 de novembro, uma comitiva do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) e técnicos do Grupo Logístico (GLOG) da Base Aérea de Anápolis (BAAN) visitaram as instalações do Gripen Design and Development Network (GDDN) e do Gripen Flight Test Centre (GFTC), na EMBRAER, em Gavião Peixoto (SP). O principal objetivo é o intercâmbio de conhecimento entre os técnicos da SAAB e os futuros pilotos, mantenedores e operadores de sistemas do novo vetor de caça da Força Aérea Brasileira (FAB).

Durante o encontro foi possível visitar as instalações do Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Missão (MSS - Mission Support System), Simulador de voo do Gripen (MT-Mission Trainer) e Simulador de desenvolvimento do Gripen (S-RIG - System-Run in Groung), principais ferramentas de simulação e suporte ao planejamento das atividades aéreas. A visita ao hangar de manutenção do GFTC contribuiu bastante para que os técnicos pudessem visualizar os diversos sistemas que compõem a aeronave, antes somente contemplados no Curso de Familiarização do Gripen.

Para o Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez. “A visita às instalações da SAAB, em Gavião Peixoto, foi um marco aos futuros operadores e mantenedores, pois garantiu o contato com os equipamentos e o pessoal envolvido no projeto, incrementando a preparação para o recebimento do F-39 GRIPEN na FAB, projeto este revestido de importância estratégica para o cumprimento da nossa missão constitucional", disse.

O GDDN tem como objetivo apoiar, nas áreas de engenharia, trabalhos de ensaios e testes, integração e modernizações, além de atuar no desenvolvimento de softwares de evolução do Gripen em termos mundiais. Tais ações objetivam ampliar a versatilidade do Gripen com o propósito de fazer com que ele responda da melhor forma aos interesses da Força Aérea Brasileira.

Já o GFTC dispõe de estrutura para coletar em tempo real as informações de telemetria dos voos, de maneira criptografada, para que os dados sejam analisados por pilotos, técnicos e engenheiros envolvidos na campanha de ensaios realizadas pelo Brasil e pela Suécia.

Fotos: BAAN