BANDA DE MÚSICA

Banda de Música da Base Aérea de Recife realiza concerto com retorno do público

A noite também marcou a última apresentação da Banda sob a regência do Capitão Músico Luiz Carlos Santos da Rosa, que se despediu do grupo após 46 anos de Força Aérea Brasileira
Publicada em: 08/11/2021 12:25
Imprimir
Fonte: II COMAR, por Tenente Felipe Bueno
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

No dia 4 de novembro, a Banda de Música da Base Aérea de Recife (BARF), voltou a se apresentar ao público em um concerto em homenagem ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, no Teatro Luiz Mendonça, em Recife (PE). Os convidados foram recebidos pelo Comandante do Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), Brigadeiro do Ar Cesar Faria Guimarães.

Os militares músicos apresentaram um programa que transitou entre a música erudita, clássicos da música popular brasileira e canções que representam a cultura da região Nordeste do Brasil e o estado de Pernambuco. O concerto teve a participação dos cantores Diel Rodrigues e Rebeka Casado, do maestro João da Banda e do maestro Capitão Moisés da Paixão, que fez parte da Banda de Música da BARF em décadas anteriores. Além deles, uma surpresa: para a apresentação de Canta Brasil, de Rogério Leitum, subiram ao palco o Brigadeiro Cesar e o Comandante da BARF, Coronel Intendente Isaac Cordeiro da Fonseca Neto, tocando instrumentos típicos do samba carioca.

"Desde o início da pandemia, sempre destacamos de maneira muito justa o papel dos profissionais da saúde, mas muitos outros também nos ajudaram a passar pelos períodos mais difíceis. Os militares dessa Banda de Música ajudaram a acalentar o coração daqueles que viveram momentos de tensão durante os tempos de crise: se apresentaram em hospitais, para pacientes e profissionais, e em vilas militares, levando um pouco de alegria para quem estava impossibilitado de sair de casa, restando apenas ir à janela ver a Banda passar. Obrigado por fazer crescer nossa alma, mesmo nos momentos delicados", destacou o Brigadeiro Cesar.

A noite também marcou a última apresentação da Banda sob a regência do Capitão Músico Luiz Carlos Santos da Rosa, que se despediu do grupo após 46 anos dedicados à FAB. Durante o evento, também, apresentou canções do folclore do Rio Grande do Sul, de onde é originário, e encerrou a carreira "puxando" uma orquestra de frevo, com a participação de passistas e porta-estandartes do "Galo da Madrugada". Ele passou a batuta ao Suboficial Josué Francisco das Neves, agora maestro da Banda de Música da BARF. "Entrego agora a batuta desta Banda ao Suboficial Das Neves, no qual tenho total confiança de que conduzirá bem e manterá o alto nível de suas apresentações", finalizou.

 Fotos: Cabo Alexandrino / II COMAR e Soldado Melo Filho / CINDACTA III