INSTITUCIONAL

Cerimônia do Dia do Aviador e da FAB é realizada em Washington (EUA)

Evento aconteceu na sexta-feira (22), com imposição da Ordem do Mérito Aeronáutico
Publicada em: 26/10/2021 21:00
Imprimir
Fonte: Comissão Aeronáutica em Washington
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Bazilius

Na sexta-feira (22), foi realizada uma solenidade em comemoração ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB) no salão principal da Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington, DC, nos Estados Unidos. A data celebra o primeiro voo de Alberto Santos-Dumont com o 14-Bis, em 23 de outubro de 1906, em Paris, e homenageia os aviadores brasileiros que cruzam os céus inspirados pelo pai da aviação brasileira.

O Embaixador do Brasil nos Estados Unidos da América, Nestor Forster Jr., foi acompanhado pelo Adido de Defesa e Aeronáutico nos Estados Unidos, Brigadeiro do Ar Ramiro Kirsch Pinheiro. Estiveram presentes, também, o Vice-Diretor do Diretório de Estratégia, Política e Planos (J5) do Comando Sul dos EUA, Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado; o Chefe da Representação do Brasil na Junta Interamericana de Defesa, Brigadeiro do Ar Edson Fernando da Costa Guimarães; o Adido do Exército nos EUA, General de Brigada Ulisses de Mesquita Gomes; o Adido Naval nos EUA, Contra-Almirante Rogerio Pinto Ferreira Rodrigues; o Vice-Diretor do Colégio Interamericano de Defesa, Brigadeiro do Ar Leonardo Chaves Rodrigues; além de Ministros Conselheiros; Adidos civis; Membros do corpo diplomático e integrantes da Embaixada do Brasil em Washington; Adjuntos e militares sediados na capital norte-americana.

Na ocasião, foi lida a Ordem do Dia do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Almeida Baptista Junior, com destaque aos feitos de duas personalidades brasileiras ao tornar possível o sonho de voar: o ilustre Padre Bartolomeu de Gusmão e o audaz Alberto Santos-Dumont. O Tenente-Brigadeiro Baptista Junior referiu-se ao espírito aventureiro de Santos-Dumont como uma inspiração para os homens e mulheres da FAB se tornarem o que são hoje: uma Força Aérea Moderna e dissuasória.

A data também marcou a imposição de condecorações, destacando-se a Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), no Grau Grande Oficial, ao Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado; no Grau Comendador, ao Brigadeiro do Ar Leonardo Chaves Rodrigues; no Grau Oficial, ao Coronel Aviador Marcelo de Moura Silva; ao Coronel Aviador Roberto Martire Pires; e ao Coronel Aviador Marco Antonio Carnevale Coelho; no Grau Cavaleiro, ao Sr. Leonardo Coutinho. Por fim, foi concedido o título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira aos seguintes agraciados: Scott Tollefson; Segundo Secretário Rafael da Mata; Lorrane Campos do Nascimento; e Francisco Narcísio Sales Carvalho.

Fotos: Divulgação