EVENTO

Dia do Aviador e Dia da Força Aérea são comemorados no Chile

Cerimônias ocorreram nos dias 20 e 22 de outubro e reuniram autoridades civis e militares
Publicada em: 26/10/2021 17:12
Imprimir
Fonte: Adidância no Chile
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Bazilius

A Adidância Aeronáutica do Brasil no Chile celebrou o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. A cerimônia ocorreu na quarta-feira (20) e contou com a presença do Embaixador do Brasil no Chile, Paulo Roberto Soares Pacheco, do General del Aire Arturo Merino Núñez, do Comandante da Força Aérea do Chile (FACh); de Oficiais-Generais, de Adidos brasileiros e estrangeiros acreditados no País, além de convidados civis.

A data é uma homenagem ao dia em que o brasileiro Alberto Santos-Dumont alçou voo com um aparelho mais pesado que o ar, o 14-Bis. Na oportunidade, o Embaixador Paulo Pacheco e o Comandante da FACh foram condecorados com a Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), grau de Grande-Oficial, comenda concedida a civis e militares que prestaram notáveis serviços ao País ou se distinguiram no exercício de sua profissão.

Ainda foram realizadas as entregas das Medalhas Mérito Santos-Dumont e Bartolomeu de Gusmão, além dos diplomas de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira. O Embaixador Paulo Pacheco comentou acerca da parceria entre as instituições. “Momento para enaltecer a parceria, a camaradagem e a amizade sem limites que permeiam as relações do Brasil e do Chile e, em especial, entre a FAB e a FACh”, finaliza.

Homenagem da Força Aérea do Chile

Dois dias depois, a Força Aérea Chilena (FACh) fez uma homenagem ao aniversário de 115 anos do primeiro voo de Alberto Santos-Dumont. O tributo ocorreu no dia 22 de outubro na praça que leva o nome do aviador, em frente ao busto colocado em sua homenagem, na comuna da Recoleta, em Santiago, Chile. A cerimônia foi presidida pelo Embaixador do Brasil, Paulo Pacheco. A iniciativa da homenagem teve parceria da Embaixada do Brasil no Chile, a Municipalidade de Recoleta e o Instituto de Investigações Aeronáuticas Históricas do Chile.

Participaram da cerimônia o Ministro Conselheiro da Embaixada do Brasil, Fábio Abud Antibas; Oficiais-Generais da Força Aérea Chilena; o adido aeronáutico do Brasil, adidos estrangeiros acreditados no Chile, representantes de diferentes aviações nacionais, além do Diretor do Instituto de Investigações Aeronáuticas Históricas do Chile, Norberto Traub Gainsborg.

Fotos: Major Aviador Belani / Divulgação

imagens/original/42695/Aniversario_FAB_(73).jpg
imagens/original/42695/Aniversario_FAB_(86).jpg
imagens/original/42695/Aniversario_FAB_(88).jpg