AERONAVE REMOTAMENTE PILOTADA

DECEA realiza Workshop sobre aeronaves não tripuladas

Proposta foi viabilizar o intercâmbio de informações relacionadas às estruturas, às estratégias e ao emprego de aeronaves não tripuladas
Publicada em: 07/10/2021 18:45
Imprimir
Fonte: DECEA, por Daniel Marinho
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

Em uma iniciativa pioneira, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), situado no Rio de Janeiro (RJ), reuniu, no dia 4 de outubro, representantes de órgãos de Segurança Pública, Defesa Civil, Busca e Salvamento e Inteligência para a realização do Workshop sobre Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas (UAS, sigla em inglês para Unmanned Aircraft Systems). O Workshop UAS teve por intuito estreitar os laços entre o DECEA e as organizações de modo a viabilizar o intercâmbio de informações relacionadas às estruturas, às estratégias e ao emprego de aeronaves não tripuladas em suas respectivas áreas de atuação.

O evento foi aberto pelo Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares, que enfatizou a busca contínua pela segurança das operações. “Há uma busca por soluções no que diz respeito ao controle do espaço aéreo nesse tipo de voo. Estamos acompanhando de perto e seguimos normatizando e fazendo nosso trabalho para viabilizar a atividade de modo mais seguro possível. Não podemos abrir mão da segurança e ela está completamente relacionada ao adequado cumprimento das normas”, afirmou o Oficial-General.

O Adjunto da Seção de Planejamento de Sistema de Aeronaves Não Tripuladas do DECEA, Capitão Aviador Jean Pierre de Castro Benevides, demonstrou os projetos de implementação e as últimas ações realizadas pelo DECEA em prol da atividade, como, por exemplo, os estudos para o desenvolvimento de uma nova concepção de Gerenciamento de Tráfego de Veículos Não Tripulados, o UTM (Unmanned Traffic Management).

Já o Chefe da Seção de Coordenação e Controle de Sistema de Aeronaves Não Tripuladas, Tenente Controlador de Tráfego Aéreo Eduardo Silva, demonstrou como as operações dos voos não tripulados no País vêm sendo coordenadas pelo DECEA. Ele explicou as nomenclaturas adotadas, as competências e as atribuições dos órgãos reguladores e a adequada solicitação de acesso ao espaço aéreo.  “Esperamos, sobretudo, que os participantes multipliquem em suas corporações os procedimentos apropriados relativos aos cadastros e às solicitações de voo e que obtenham de nós as diretrizes para que as operações com os drones sejam realizadas em conformidade com as normas, com vistas à manutenção da segurança operacional”, afirmou.

Para mais informações clique aqui.

Fotos: Luiz Perez / DECEA