INSTITUCIONAL

Mobiliário para Projeto Repousar Hotéis é fabricado por militares da FAB

Seção de Carpintaria da Base Aérea de Florianópolis (BAFL) foi ampliada e é a responsável por todo processo visando economicidade, praticidade e a valorização dos profissionais
Publicada em: 05/10/2021 10:25
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Letícia Faria
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

A Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou, em 2021, a implantação do Projeto Repousar Hotéis. Trata-se de uma iniciativa que visa implantar o planejamento, a supervisão e a coordenação das atividades desenvolvidas no atual sistema de Hotéis de Trânsito do Comando da Aeronáutica (COMAER). A primeira Organização Militar que recebeu as melhorias foi a Base Aérea de Anápolis (BAAN). O projeto será implantado, também, em Brasília (DF), Parnamirim (RN), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Alcântara (MA).

O Projeto, coordenado pela Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), proporciona, ainda, serviço de hotelaria adequado aos seus usuários - como tripulações das aeronaves e militares que realizam missões da Força Aérea -, substituindo a antiga gestão dos hotéis de trânsito por um novo conceito e metodologia para a hotelaria militar. Visando a economicidade, a praticidade e a valorização dos militares da FAB, todo mobiliário que fará parte dos hotéis é produzido por profissionais da Seção de Carpintaria da Base Aérea de Florianópolis (BAFL), em Santa Catarina, Unidade que dispõe de estrutura capaz de atender a demanda.

O encarregado da seção, Cabo Marcos Roberto Machado, militar da FAB há 23 anos, comenta que para iniciar o projeto foi preciso ampliar as instalações, adquirir novos maquinários e equipamentos, além do recrutamento e capacitação de novos militares. “A participação nesse projeto tem sido um desafio. Produzir móveis de qualidade requer atenção e cuidados de todos os envolvidos e, quando se fala em móveis planejados, as expectativas são altas e a dedicação é essencial para garantir um bom acabamento”, conta o militar.

 

Projeto Repousar Hotéis

Os hotéis da FAB estão divididos em duas categorias: Hotel de Trânsito para Oficiais (HTO) e Hotel de Trânsito para Graduados (HTG). Para a implantação do Projeto, a SEFA buscou uma consultoria junto a profissionais de hotelaria, além de realizar pesquisa com a Secretaria de Turismo do estado de São Paulo. Após visitas realizadas nas Unidades, uma série de melhorias e mudanças foram propostas, a fim de estabelecer os fundamentos teóricos e conceituais. Foi possível, ainda, a realização de cursos para capacitação de pessoal, estruturando os Procedimentos Operacionais Padrões (POP) para cada atividade desenvolvida na hotelaria em geral. Cerca de 400 militares foram capacitados, entre 2020 e 2021.

Fotos: BAFL