PARADA MILITAR

Oficial da FAB participa das comemorações das Festas Pátrias do Chile

Participação do Major Belani na Gran Parada Militar foi destaque nas redes de televisão Chilenas
Publicada em: 25/09/2021 08:00
Imprimir
Fonte: Adidância Chile, Cel Vasconcelos
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Bazilius

Todos os anos, no dia 18 de setembro, o Chile celebra suas “Festas Pátrias”, comemorando a criação da Primeira Junta de Governo Nacional, que marcou o início do processo de independência da Coroa Espanhola, no ano de 1810. Trata-se da festividade mais importante do Chile, que tem seu ápice no dia 18, mas se estende durante todo o mês de setembro. As “Festas Pátrias” são marcadas por diversos eventos ao redor do país, ressaltando as tradições do povo chileno, suas danças e seu folclore, destacando, principalmente, o patriotismo da população.

Como parte das comemorações ocorreu, no dia 19 de setembro, a Gran Parada Militar, um desfile militar realizado em honra às glórias do Exército Chileno que aconteceu no Parque O'Higgins, em Santiago, capital do Chile. O evento é amplamente divulgado e participam da cerimônia as Forças Armadas e demais instituições de segurança do país. Este ano, a Gran Parada Militar contou com a participação de um militar brasileiro, o Major Aviador Bruno Belani Ribeiro, que pilotou uma das aeronaves T-35 Pillán que sobrevoaram a cerimônia. O sobrevoo contou com dez aeronaves T-35 em formação, contribuindo para abrilhantar ainda mais o evento.

As aeronaves T-35 Pillán são utilizadas para instrução de voo na Escola de Aviação Capitão Manuel Ávalos Prado, responsável pela formação dos Oficiais de carreira da Força Aérea Chilena. O Major Belani, atualmente, desempenha função de instrutor de voo na referida escola, como parte de um intercâmbio de instrutores de voo entre o Brasil e o Chile.

Segundo o Major Belani, o intercâmbio de instrutores de voo é de grande importância, visto que promove a troca de experiências e o aprimoramento das técnicas de instrução de voo de ambos os países, além de fortalecer os laços diplomáticos entre o Brasil e o Chile. “Para mim, foi uma honra ter sido convidado a participar da Gran Parada Militar do Chile e contar com a oportunidade de sobrevoar a cerimônia junto aos demais instrutores da Escola de Aviação, grandes amigos que fiz aqui”, frisou.
Fotos: Adidancia Chile