AJUDA HUMANITÁRIA

FAB transporta mais doações brasileiras em apoio ao Haiti

Operação faz parte da Missão Humanitária Multidisciplinar do Governo Brasileiro que já transportou bombeiros, suprimentos e equipamentos para ajudar as vítimas do terremoto no país caribenho
Publicada em: 13/09/2021 18:20
Imprimir
Fonte: Tenente Antonio
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Bazilius

Uma aeronave KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou de Brasília (DF) neste sábado (11) levando cerca de cinco toneladas de alimentos, medicamentos, painéis solares e purificadores de água doados ao Haiti, país que foi atingido por um terremoto e um ciclone tropical no último mês.

A viagem integrou a Missão Humanitária Multidisciplinar acionada pelo Governo Brasileiro, por intermédio de ação interministerial envolvendo os Ministérios: da Justiça e Segurança Pública; da Defesa; das Relações Exteriores; da Saúde; e do Desenvolvimento Regional, levando no último mês mais de 10 toneladas de insumos médicos e equipamentos ao país.

 “O Brasil tem um histórico de colaboração com o Haiti e continua mantendo o padrão de atendimento de qualidade, estreitando cada vez mais os laços. Depois do terremoto, toda a infraestrutura do país ficou muito comprometida, mas o nosso pessoal fez um trabalho excepcional durante o período em que esteve aqui” ressaltou o Embaixador do Brasil no Haiti, Marcelo Baumbach.

Além de levar as doações, o KC-390 trouxe de volta ao Brasil os militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e da Força Nacional de Segurança Pública que estavam ajudando no país. “A gente veio preparado para qualquer tipo de apoio, mas quando chegamos aqui vimos que nossa ajuda foi muito importante para poder diminuir o sofrimento da população”, destacou comandante do efetivo da missão, o Coronel Bombeiro Militar Marcelo Teixeira Dantas.

A missão humanitária brasileira atuou na cidade de Les Cayes, a 200 quilômetros da capital Porto Príncipe. O Coordenador-Geral da Missão Humanitária, Armin Braun, do Ministério da Integração Nacional, explica que a equipe trabalhou de forma conjunta com enviados de outros países, como EUA, México, Argentina e Canadá.  “Prestamos um trabalho de assistência, ajudando na construção de abrigos, distribuição de insumos, avaliação de construções e atendimento médico. Também treinamos os haitianos para utilizar os purificadores de água que trouxemos e que foram doados ao país", disse o coordenador. 

O capitão aviador João Victor Gomes Montefusco, um dos pilotos do KC-390, ressaltou o orgulho de participar da missão e a importância da aeronave para o sucesso da operação. “Tenho muito orgulho em fazer parte da Força Aérea Brasileira, e poder cumprir com sucesso a missão, pilotando o KC-390 que foi fundamental para transportar em segurança toda a equipe que contribuiu para melhorar um pouco as condições da população do Haiti”, finalizou.
 

Assista ao vídeo sobre a missão humanitária no Haiti.

Texto e Fotos: Tenente Antonio Gonçalves / CECOMSAER

Vídeo: Suboficial: Israel Barros / CECOMSAER