EXCON TÁPIO 2021

IMAE realiza Curso de Atendimento Pré-Hospitalar Tático em Campo Grande

As instruções, que foram realizadas durante o Exercício Conjunto Tápio 2021, em Campo Grande (MS), foram ministradas para 47 militares operadores de Busca e Salvamento da Força Aérea Brasileira (FAB) e certificadas pelo IMAE
Publicada em: 03/09/2021 12:00
Imprimir
Fonte: IMAE
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Marayane - Revisão: Major Bazilius

O Instituto de Medicina Aeroespacial (IMAE) realizou, de 17 a 27 de agosto, em parceria com a Base Aérea de Campo Grande (BACG), a primeira edição do Curso de Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APHT). As instruções, que foram realizadas durante o Exercício Conjunto Tápio 2021, em Campo Grande (MS), foram ministradas para 47 militares operadores de Busca e Salvamento da Força Aérea Brasileira (FAB) e certificadas pelo IMAE. O curso foi desenvolvido de acordo com a Portaria Normativa nº 16 do Ministério da Defesa, que regulamenta procedimentos em APH Tático.

Durante o treinamento, foram realizadas aulas teóricas e práticas, divididas em três fases: indoor, outdoor e flight. Uma equipe de 15 militares do Instituto, entre Oficiais e Graduados (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem), foram instrutores do curso, além de militares da Base Aérea de Campo Grande (BACG), do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso de Sul (CBMMS) e de uma equipe de saúde da CCR Vias.

Nas oficinas indoor, os alunos aprenderam os procedimentos previstos no APHT. Na segunda fase, os instruendos praticaram na pista, aplicando os conhecimentos aprendidos sobre cuidado com o fogo, extração da vítima, atendimento inicial e preparo para a evacuação do ferido do campo de batalha (do termo em inglês Casualty Evacuation - CASEVAC). Já na terceira fase, os alunos realizaram o resgate de um evasor e aplicaram as técnicas e procedimentos aprendidos durante um voo real enquanto foram avaliados pelos instrutores.

O Sargento Diego Figueiredo de Feitas, do Esquadrão Puma (3º/8º GAV), aluno do curso, destacou a importância da realização das oficinas na fase indoor. “O curso nos eleva operacionalmente, de modo que estejamos mais preparados para atuar onde ninguém mais vai. Seremos responsáveis pela sobrevivência do paciente, desde a abordagem na cena até o destino final, com a chegada dos cuidados médicos avançados. Tenho certeza que depois de todo conteúdo que tivemos, nós - homens de resgate-, atuaremos de forma mais eficaz em nossa nobre missão”, ressaltou.

A Tenente Débora Fernanda Haberland, instrutora do IMAE, evidenciou a importância das aulas. “A capacitação dos militares que atuam em um ambiente hostil é de grande relevância, o maior objetivo é que esses homens estejam preparados e treinados para identificar e tratar os feridos, mantendo-os vivos até a chegada ao atendimento especializado. O militar treinado é o indivíduo mais indicado para realizar os primeiros cuidados, protegendo a sua vida ou a do companheiro ferido”, concluiu.

Fotos: IMAE