TREINAMENTO

Equipe brasileira de Pentatlo Aeronáutico Militar treina em Barbacena (MG)

Militares reúnem-se periodicamente para a realização de treinamentos das modalidades que são disputadas exclusivamente por integrantes de Forças Aéreas
Publicada em: 01/09/2021 14:04
Imprimir
Fonte: EPCAR, por Sargento Júlio Fonseca
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Bazilius

Os integrantes da equipe brasileira de Pentatlo Aeronáutico Militar (PAIM), que são militares da Força Aérea Brasileira (FAB), estiveram na cidade de Barbacena (MG), até o dia 29 de agosto, a fim de realizar treinamentos para o Campeonato Mundial, que será realizado em dezembro nas Ilhas Canárias, na Espanha. Acompanhados por militares da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), os treinos foram realizados no complexo esportivo da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) e em locais próximos à cidade que oferecem topografia adequada para os treinamentos.

Os militares pertencem às várias unidades do Comando da Aeronáutica (COMAER) e reúnem-se periodicamente para a realização dos treinamentos, sendo que o próximo encontro da equipe será na Academia da Força Aérea (AFA), sediada em Pirassununga (SP), em setembro.

Um dos destaques da equipe é a Capitão Intendente Mayara Soares da Silva. Vice-campeã mundial, a militar já conquistou vários títulos nacionais e possui grande experiência em disputas internacionais. Natural do Rio de Janeiro (RJ), a militar de 31 anos atualmente é a Chefe da Subsistência na Diretoria de Administração do Pessoal (DIRAD), e ingressou na equipe no ano de 2010, quando ainda era cadete, e desde então faz parte de todas as convocações.

A Capitão Mayara destaca que as instalações da EPCAR favorecem o treinamento da equipe, visto que permitem a realização de várias provas em um mesmo lugar. “Priorizamos treinar em locais que oferecem uma estrutura como essa. Isso é importante principalmente para os militares da equipe que atuam em unidades mais distantes. Quando se treina a equipe toda junta, é completamente diferente de um treinamento individual”, disse.

O Major Aviador Joel Eloi Belo Júnior, um dos cinco integrantes da equipe do gênero masculino, também elogiou a localização. “A região favorece o nosso treinamento de orientação, visto a especificidade de Barbacena e proximidades, pois aqui há mais curva de nível e favorece aos técnicos proporcionar aos atletas treinamentos mais difíceis que a competição, para que quando a realizarmos num terreno plano, seja mais fácil para nós”, destacou.

O Pentatlo Aeronáutico Militar (PAIM) é uma modalidade composta por seis provas: basquete, tiro, natação com obstáculos (natação utilitária), esgrima, pista de obstáculo e corrida de orientação, sendo que durante as competições o atleta descartará aquela em que tiver obtido a menor pontuação. Em algumas competições, há a inclusão de uma prova complementar, que é o Rali Aéreo, sendo esta uma característica que implica na participação exclusiva de militares de Forças Aéreas.

Outra curiosidade é que, no Brasil, ainda se mantém comum a antiga nominação da modalidade, que era Pentatlo Aeronáutico Internacional Militar, daí a abreviatura de PAIM. Na década de 90, a modalidade foi nominada de Pentatlo Aeronáutico Militar. O primeiro campeonato mundial aconteceu em 1948 e o Brasil participou pela primeira vez no ano de 1971. No ano de 1989, ocupou o lugar mais alto do pódio de forma inédita e, desde então, o País já foi sede de várias competições internacionais e, atualmente, figura entre as melhores equipes do mundo, já havendo conquistado dezenas de títulos individuais e por equipe.  

A MODALIDADE

Idealizada em 1947 pelo Major da Força Aérea Francesa Edmond Petit, logo após a 2ª Guerra Mundial, o Pentatlo Aeronáutico Internacional Militar tinha como objetivo manter e aprimorar o treinamento das equipes de combate que haviam atuado na Guerra. A modalidade é uma prova combinada, baseada nas exigências do treinamento dos pilotos em suas atividades de combate, na procura incessante do desenvolvimento de características associadas ao desempenho operacional como: resistência, agilidade, coordenação, precisão, autocontrole, rapidez de raciocínio, força, destreza, dentre outras.

A equipe é formada por cinco atletas masculinos, quatro titulares e um reserva, e também por quatro atletas femininas, sendo três titulares e uma reserva, além do chefe de equipe e um chefe de delegação.

Fotos: Suboficial Leopoldo / Sargento Valentim