ESPAÇO

Comandante da Aeronáutica participa de Simpósio Espacial nos EUA

Evento, realizado no estado do Colorado, reuniu líderes da área espacial de vários países do mundo para discutir, abordar e planejar o futuro do espaço
Publicada em: 26/08/2021 22:08
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Flávia Rocha
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Bazilius

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, participou do 36º Space Symposium, principal encontro da comunidade espacial global. O evento ocorreu em Colorado Springs, nos Estados Unidos da América (EUA), de 23 a 26 de agosto, reunindo líderes da área espacial de vários países do mundo para discutir, abordar e planejar o futuro do espaço.

Paralelamente ao Simpósio, o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior realizou reuniões com diversas lideranças americanas da área de espaço. O primeiro encontro, na quarta-feira (25), foi com o Comandante do Space Command (Comando Espacial), General James H. Dickinson. O Comando Espacial recentemente atingiu sua Initial Operational Capability (Capacidade Operacional Inicial). Na agenda, foram tratados temas tais como a reestruturação do setor espacial americano, o Programa Espacial Brasileiro, bem como as possibilidades de cooperação na área espacial e de capacitação de militares brasileiros.

No mesmo dia, o Comandante da Aeronáutica foi recebido pelo Chief of Space Operations (Comandante da Força Espacial), General John W. Raymond. Na oportunidade, foram  discutidas as possibilidades de parceria entre Brasil e EUA na arena espacial, com destaque para a construção de capacidades relacionadas à Consciência Situacional Espacial. O General Raymond afirmou que o Brasil é um parceiro estratégico e fundamental no hemisfério ocidental. O Tenente-Brigadeiro Baptista Junior explicou os diferentes segmentos espaciais brasileiros e as possibilidades do Centro Espacial de Alcântara (CEA). Entre os pontos que despertaram interesse mútuo estão a possibilidade de compartilhar informações de objetos em órbita e o desenvolvimento de capacidades próprias de rastreio pelo Comando da Aeronáutica.

O último encontro de quarta-feira foi com representantes do Departamento de Defesa, da Secretaria da Força Aérea, da The United States Space Force (Força Espacial dos Estados Unidos) e da United States Space Command (Comando Espacial dos Estados Unidos). Após as apresentações, foram debatidos temas como: oportunidades de parcerias em Pesquisa e Desenvolvimento; Consciência Situacional Espacial; acordos vigentes entre Brasil e Estados Unidos; possibilidade de cooperação na obtenção de capacidades de detecção de objetos no espaço; viabilidade de intercâmbio de pessoal e conhecimento; bem como a confirmação da participação na Operação Global Sentinel 2022, a ser realizada nos Estados Unidos.

Nessa quinta-feira (26), o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior participou, ainda, de uma reunião com o objetivo de acelerar acordos de cooperação bilateral entre as Forças Aéreas do Brasil e dos Estados Unidos, a fim de desenvolver futuros projetos conjuntos alinhados com o mútuo interesse das partes, abrangendo a possibilidade de aperfeiçoar ou prover novas capacidades militares.

O Comandante da Aeronáutica, após participar do seminário com outros 22 comandantes de Forças Aéreas e Espaciais de países amigos, destacou a importância do evento. “Encerramos, hoje, três dias de muitas informações e ricas interações com a comunidade espacial mundial e seus líderes, no 36º Simpósio Espacial. Tais conhecimentos nos serão muito importantes no aperfeiçoamento de nosso Programa Espacial”, comentou o Comandante. 

Nos Estados Unidos, o Comandante da Aeronáutica visitou, também, na sexta-feira (20), o Pentágono americano, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, em Washington (EUA). 

Space Symposium 

Criado em 1984, o Space Symposium vem crescendo nos últimos anos e tornou-se reconhecido como o principal fórum de políticas e programas espaciais dos EUA, além de uma oportunidade para troca de informações e interação entre todos os setores do espaço.

O Simpósio conta com a participação de representantes de todos os setores do sistema espacial: Oficiais-Generais da recém criada The United States Space Force (Força Espacial dos Estados Unidos); do United States Space Command (Comando Espacial dos Estados Unidos); organizações militares, de segurança cibernética e governamentais; instituições de pesquisa e desenvolvimento; think tanks; empreendedores espaciais; astronautas; viajantes espaciais privados; além de profissionais da mídia que educam o público em geral sobre os assuntos do espaço.

Fotos: Capitão Roque / GABAER; e Space Foundation.