ANIVERSÁRIO

IFI comemora aniversário de 50 anos

Na ocasião foram entregues medalhas de tempo de serviço e o livro feito em homenagem ao Jubileu de Ouro
Publicada em: 24/08/2021 19:15
Imprimir
Fonte: IFI, por Alexandre Toler Russo
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente-Coronel Rocha

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), em São José dos Campos (SP), comemorou no dia 20 de agosto, 50 anos. Devido aos protocolos de combate à COVID-19, a cerimônia foi restrita às autoridades militares do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), ao efetivo do Instituto e alguns convidados.

Na ocasião, foi entregue o livro em homenagem ao Jubileu de Ouro do IFI ao Coronel Aviador Sérgio Antônio dos Reis Vale, que dirigiu o Instituto nos anos 1973 a 1979; e a moeda comemorativa de 50 anos ao Segundo Sargento Especialista em Mecânica de Aeronaves Bruno Ricardo Valentim Gervásio, vencedor do concurso da arte da lembrança institucional.

Durante a formatura, também foram entregues medalhas de tempo de serviço a militares do efetivo do IFI e foram feitas homenagens a civis de instituições externas condecorados com o título de Membro Honorário da FAB. No final, a Esquadrilha da Fumaça sobrevoou os céus da cidade em homenagem ao aniversário da Organização Militar.

O Diretor do IFI, Coronel Aviador Luciano Barbosa Magalhães, comemorou o evento relembrando o importante legado do Instituto para a FAB e para a indústria aeroespacial brasileira. Ele destacou os trabalhos realizados e comentou sobre as perspectivas futuras. “No passado, graças ao trabalho de certificação realizado pelo IFI, o Brasil ganhou projeção internacional com a aeronave Bandeirante. Atualmente, participamos de grandes projetos como o KC-390 e o F-X2 Gripen", desse.

O Oficial também destacou projetos futuros como os resultados do Sistema Integrado de Fomento à Indústria Aeroespacial (SIFIAer), alavancando ainda mais a independência da indústria nacional. "Também apostamos no desenvolvimento da metrologia remota via satélite, por meio do Projeto Rastreabilidade Remota via GPS (RRVG); contamos com os impactos positivos do Curso de Especialização em Certificação de Produtos Aeroespaciais para a FAB e para a indústria aeroespacial; e esperamos o retorno proveniente do Grupo de Trabalho sobre a certificação de motores elétricos aeronáuticos. Por fim, acreditamos igualmente no crescimento das atividades na área espacial”, exemplificou.

SOLIDARIEDADE - Ao longo dos meses de julho e agosto, como parte das comemorações do jubileu do IFI, foram realizadas, junto ao efetivo do Instituto, campanhas de arrecadação de alimentos, roupas e doação de sangue. Ao todo, mais de 400 peças de roupas e mais de 700 quilos de alimentos foram doados pelo efetivo. Todo o material arrecadado foi transferido às instituições beneficentes da cidade.

Fotos: Heglas / IFI