REPOUSAR

Base Aérea de Anapólis inagura novo conceito de hospedagem militar

Projeto tem como objetivo padronizar os procedimentos, serviços e equipamentos dos Hotéis de Trânsito do Comando da Aeronáutica
Publicada em: 13/08/2021 13:40
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Cristiane
Edição: Agência Força Aérea

A Base Aérea de Anápolis (BAAN), em Goiás, inaugurou nessa quinta-feira (12), a primeira unidade do Projeto Repousar Hotéis da Força Aérea Brasileira (FAB). Idealizado em 2019, o Projeto tem como objetivo padronizar os procedimentos, os serviços e os equipamentos dos Hotéis de Trânsito do Comando da Aeronáutica (COMAER). A finalidade é oferecer serviço de hotelaria adequado aos seus usuários - como tripulações das aeronaves e militares que realizam missões da Força Aérea -, substituindo a antiga gestão dos hotéis de trânsito por um novo conceito e metodologia para a hotelaria militar. Participaram da cerimônia de inauguração o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso; Comandantes, Chefes, Diretores e Prefeitos de unidades militares da FAB.

Durante a inauguração, o Tenente-Brigadeiro Damasceno falou sobre como a unidade está inserida nos Projetos Estratégicos da Força Aérea Brasileira. "Os Projetos Estratégicos são divididos em três grandes grupos e um deles é o da infraestrutura aeronáutica. A GUARNAE-AN reúne grande parte das obras deste grupo, incluindo o Projeto Repousar. Nós precisamos buscar os melhores serviços para os nossos clientes, que são aqueles que cumprem a missão da Força Aérea. É aqui que as missões se encerram após um grande dia de operação e é aqui também que começa no outro dia de manhã", disse o Oficial-General.

O Comandante da Base Aérea de Anápolis, Coronel Aviador Paulo Roberto Cursino dos Santos, falou sobre o apoio que recebeu. "É um prazer poder contar com o apoio de toda a Força Aérea neste projeto piloto, especialmente da Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica. Esperamos que este empreendimento possa padronizar serviços, melhorar a qualidade e dar um conforto melhor no apoio finalístico. Temos a obrigação de suportar as operações e todos os outros eventos em prol da nossa operação e da nossa atividade militar", disse.

Para o Comandante da Guarnição de Aeronáutica de Anápolis, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez, o Repousar FAB Hotéis significa uma importante melhoria para o apoio prestado às Unidades Aéreas e de Aeronáutica que operam no local. “A GUARNAE-AN está recebendo alguns dos principais projetos estratégicos da Força Aérea Brasileira, como o E-99 modernizado, o KC-390 e o F-39 Gripen. Essas Unidades, bem como muitas outras, irão operar em Anápolis por muitos anos, em exercícios operacionais de grande envergadura e importância a fim de manter nossas capacidades. Reconhecemos o esforço das Organizações de apoio de Anápolis,  inicialmente o Grupo de Apoio (GAP) e atualmente a Base Aérea, que realizaram um ótimo trabalho para inaugurar esse projeto piloto”, declarou.

Projeto Repousar

Os hotéis da FAB estão divididos em duas categorias: Hotel de Trânsito para Oficiais (HTO) e Hotel de Trânsito para Graduados (HTG). Para a implantação do Projeto, a Secretaria de Economia, finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA) buscou uma consultoria junto a profissionais de hotelaria, além de realizar pesquisa com a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. Após visitas realizadas nas unidades, uma série de melhorias e mudanças foram propostas, a fim de estabelecer os fundamentos teóricos e conceituais.

Foi possível, ainda, a realização de cursos para capacitação de pessoal, estruturando os Procedimentos Operacionais Padrões (POP) para cada atividade desenvolvida na hotelaria em geral. Cerca de 400 militares foram capacitados, entre 2020 e 2021.

Trata-se de uma iniciativa que visa a implantar o planejamento, a supervisão e a coordenação das atividades desenvolvidas no atual sistema de Hotéis de Trânsito, objetivando o controle e a execução das ações relacionadas com a obtenção, o suprimento, a manutenção, a padronização, o manuseio e a operação de todo o pessoal, material e equipamentos relacionados aos atendimentos, aos serviços e à estrutura de hotelaria aeronáutica.

Existem estudos para implantação do Projeto em Brasília (DF), Natal (NT), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Alcântara (MA).

Fotos: Soldado A. Soares / CECOMSAER

imagens/original/42358/210812ASO66454__Anderson_Soares.jpg
imagens/original/42358/210812ASO66458__Anderson_Soares.jpg
imagens/original/42358/210812ASO66463__Anderson_Soares.jpg
imagens/original/42358/210812ASO66468__Anderson_Soares.jpg
imagens/original/42358/210812ASO66471__Anderson_Soares.jpg
imagens/original/42358/210812ASO66474__Anderson_Soares.jpg
imagens/original/42358/210812ASO66589__Anderson_Soares.jpg