NOVO COMANDANTE

Cerimônia militar marca passagem de comando da EEAR

Na cerimônia, o Brigadeiro Soares passou o comando da EEAR ao seu irmão, o Brigadeiro Mioni
Publicada em: 09/08/2021 22:32
Imprimir
Fonte: EEAR, por Tenente William e Tenente Flora
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Bazilius

Foi realizada, no dia 5 de agosto, a cerimônia militar de transmissão do cargo de Comandante da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá (SP). O Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues passou o comando da EEAR ao seu irmão, o Brigadeiro do Ar Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues. A solenidade foi presidida pelo Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Afonso.

Além do Tenente-Brigadeiro Crepaldi, também compareceram à cerimônia o Comandante do Comando-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares; o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcos Vinicius Rezende Mrad; o Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral do Pessoal, Major-Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto; o Chefe do Subdepartamento de Administração do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Brigadeiro Engenheiro Eliezer de Freitas Cabral; o Comandante da Academia da Força Aérea, Brigadeiro do Ar Marcelo Gobett Cardoso, o Ex-Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Jayme Ferreira Junior, além de outras autoridades civis e militares.

Essa é a primeira vez que ocorre, na Instituição de Ensino, uma passagem de comando entre irmãos, sendo que ambos são ex-alunos da Escola. O Brigadeiro Soares se formou Sargento Especialista em Controle de Tráfego Aéreo, no ano de 1986. No ano seguinte, foi a vez do Brigadeiro Mioni concluir o mesmo curso, na mesma especialidade. Décadas após se formarem na EEAR, os irmãos cruzaram novamente os portões do "Berço dos Especialistas", como é conhecida a EEAR, para protagonizarem a passagem de comando.

Na cerimônia, o Brigadeiro Soares destacou a missão que foi estar à frente da EEAR. “Ser comandante deste Liceu de Cor Azul é sentir-se, de corpo e alma, cingido à singular missão de edificar pessoas, lapidá-las com disciplina, amor e coragem, o nosso trinômio inspirador e, assim, contribuir, de maneira inequívoca, para o porvir desta Nação”, disse.

Por sua vez, o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Mrad, agradeceu ao Brigadeiro Soares pelo trabalho realizado na Organização Militar (OM). “Foi uma honra e enorme privilégio tê-lo a bordo durante esta jornada. Obrigado pela lealdade e pelo trabalho em prol do ensino da Aeronáutica. Chegado o momento da despedida, posso vislumbrar sua emoção ao deixar o convívio diário do Berço dos Especialistas, este mesmo berço que o acolheu há mais de 36 anos, quando aqui chegou para iniciar o curso de Controlador de Tráfego Aéreo”, destacou o Oficial-General.

Já o Brigadeiro Mioni ressaltou a emoção que é assumir a direção do maior complexo de ensino técnico-militar da América do Sul. “Uma oportunidade como essa não acontece duas vezes na vida de uma pessoa. Assumir o comando de uma instituição de ensino é um marco importante na carreira de um Oficial-General, ainda mais quando essa Escola simboliza o início de sua carreira militar. Essa honraria se torna mais significativa pelo fato de ter recebido o comando do meu irmão, Brigadeiro Soares, que também é um ex-aluno formado no Berço dos Especialistas. É um momento ímpar que a Força Aérea me proporciona. Eu só tenho a agradecer e corresponder à altura a confiança depositada em meu trabalho”, comentou.

Novo Comandante

O Brigadeiro Mioni é natural de Piquete (SP) e praça de 06 de fevereiro de 1986, quando ingressou na Força Aérea, na EEAR, como aluno da Turma Amarela 86, do curso de Formação de Sargentos. Possui mais de 3.300 horas de voo, sendo 2.700 horas na Aviação de Caça, e mais de oito condecorações nacionais. O Oficial-General foi promovido ao atual posto em 31 de julho de 2021.

Fotos: Suboficial Jefferson, Soldado Charleaux e Soldado Rabelo / EEAR

 

 

imagens/original/42338/S1_Charleaux.jpg
imagens/original/42338/S1_Charleaux_(10).jpg
imagens/original/42338/S1_Charleaux_(3).jpg
imagens/original/42338/S1_Charleaux_(4).jpg
imagens/original/42338/S1_Charleaux_(5).jpg
imagens/original/42338/S1_Charleaux_(6).jpg
imagens/original/42338/S1_Charleaux_(9).jpg
imagens/original/42338/S2_Rabelo__(2).jpg
imagens/original/42338/SO_R1_Jefferson_(3).JPG