APERFEIÇOAMENTO

EAOAR realiza diplomação de 138 Oficiais

Cerimônia de diplomação da primeira turma de 2021 do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica foi realizada no dia 30 de julho
Publicada em: 04/08/2021 19:23
Imprimir
Fonte: UNIFA, por Ten Pollyana / Suboficial Roseli
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Marayane - Revisão: Major Bazilius

A Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (EAOAR), localizada no Rio de Janeiro (RJ), realizou, no dia 30 de julho, a diplomação da primeira turma do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (CAP 1/2021), no campus da Universidade da Força Aérea (UNIFA). A cerimônia foi presidida pelo Comandante-Geral do Pessoal (COMGEP), Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, e contemplou um grupo de 138 oficiais, incluindo três de nações amigas (Guatemala, Panamá e República Dominicana).

O evento contou, ainda, com a presença do Diretor de Ensino da Aeronáutica (DIRENS), Major-Brigadeiro do Ar Marcos Vinícius Rezende Mrad; do Comandante da UNIFA, Brigadeiro do Ar Lélio Walter Pinheiro da Silva Junior; e do Comandante da EAOAR, Coronel Aviador Gleison Antônio Somensi.

Na solenidade, foi lida a mensagem enviada pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, que falou sobre liderança, inspirada no texto escrito em 1917 pelo instrutor norte-americano Major C. A. Bach. “Somente no serviço militar, onde homens sacrificam livremente suas vidas por um ideal, onde anseiam sofrer e morrer pelo direito ou pela prevenção de um grande mal, é que se pode realizar a liderança em seu sentido mais desinteressado e exaltado. Por isso, quando falo em liderança, refiro-me à liderança militar. (…) A arte de comandar é uma composição de um certo número de qualidades. Entre as mais importantes, eu vos aportaríeis: autoconfiança, ascendência moral, espírito de sacrifício, paternalismo, lealdade, iniciativa, decisão, dignidade e coragem”, disse trecho do discurso.

Ainda na cerimônia, o Tenente-Brigadeiro do Ar Reis contou que, em sua época, o curso da EAOAR possibilitou um diferencial de conhecimento em gestão e liderança. "Acredito que para os senhores e senhoras será o mesmo, dessa vez mais atualizado. Em nome do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior, cumprimento-os pela vitória, pela conquista e, acima de tudo, pelo esforço de cada um. Façam sempre a escolha do caminho do bem”, aconselhou.

O Coronel Aviador Gleison Antonio Somensi, atual comandante do "Casarão do Saber", como é conhecida a EAOAR, destacou a necessidade de contínuo aperfeiçoamento dos militares, seja como líderes ou liderados. “Nesse Curso, a Força Aérea os encorajou e os impulsionou a continuarem seu voo com as asas que protegem o País. Assim, neste momento final, a escola lhes dá mais um impulso: tenham coragem para defender o ideal que nos une, mantendo a honestidade de propósitos em tudo o que fizerem”, ressaltou.

O Major Aviador Gieser Augusto Rauber Duarte seguiu à risca o conselho do Coronel Gleison e foi um dos destaques do curso como primeiro colocado do CAP 1/2021, recebendo das mãos do Tenente-Brigadeiro Reis o certificado e a “Medalha Eduardo Gomes Aplicação e Estudo”, destinada a premiar Oficiais e Praças com destaque acadêmico.

Fotos: Sargento Maia / Soldado Mascarenhas (UNIFA)

imagens/original/42326/DSC_5787_Easy_Resize.com.jpg
imagens/original/42326/DSC_7612_Easy_Resize.com.jpg
imagens/original/42326/DSC_7670_Easy_Resize.com.jpg