ORGULHO NACIONAL

Filho de Suboficial da FAB é bronze em Tóquio

Militar do Exército, Fernando Scheffer conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e quebrou o recorde Sul-Americano dos 200 metros
Publicada em: 28/07/2021 18:28
Imprimir
Fonte: V COMAR, por Coronel Queiroz e Tenente Daniela
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Bazilius

O nadador Fernando Scheffer, filho do Suboficial da Força Aérea Brasileira (FAB) Carlos Ricardo Scheffer, garantiu a medalha de bronze na natação, na modalidade de 200 metros livres, no dia 27 de julho, nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Scheffer, que é militar do Exército, ainda quebrou o recorde Sul-Americano dos 200 metros com o tempo de 1 minuto, 44 segundos e 66 centésimos. 

Com a Guarnição de Aeronáutica de Canoas (GUARNAE-CO) - Organização Militar onde o pai do esportista atuou por 23 anos - e o Brasil todo na torcida, Fernando Scheffer agradeceu o encorajamento e atribuiu o prêmio ao treinamento focado e à determinação em não se deixar abalar pelas inconstâncias provocadas pela pandemia da COVID-19. "Eu não sei até agora. Parece que estou travado no tempo. Não estava pensando em tempo, em colocação. Só queria fazer a minha prova, colocar na água tudo que treinei e nadar feliz. Cada braçada, aproveitando cada metro. É uma sensação muito especial", comemorou o medalhista olímpico.

“O Fernando conquistou esta medalha pela sua disciplina, persistência, foco e determinação. Com sua humildade, foi galgando vitórias e hoje é um medalhista olímpico que me enche de orgulho”, emendou o pai, Suboficial Scheffer.

Fernando Scheffer iniciou na natação em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, e, segundo o pai, começou no esporte quase sem querer. "Era só mais um aluno de natação, ele nadava para acompanhar o irmão mais velho, Augusto. Depois, começou a disputar alguns torneios locais, por incentivo da professora, e tomou gosto pelo esporte. Aos 15 anos mudou-se para Porto Alegre para competir pelo Grêmio Náutico União”, concluiu.

Programa Atletas de Alto Rendimento

O medalhista olímpico é, atualmente, atleta de alto rendimento (PAAR) do Exército Brasileiro. O Programa foi criado em 2008, por iniciativa do antigo Ministério do Esporte (hoje Ministério da Cidadania), em parceria com o Ministério da Defesa. A iniciativa contribui para fortalecer os atletas brasileiros, sendo que os militares atletas que integram o projeto têm à disposição todos os benefícios da carreira, como direito à assistência médica, incluindo nutricionista e fisioterapeuta. Eles também dispõem de instalações esportivas militares para treinamento.

Fotos: Arquivo pessoal