PARCERIA

VII COMAR recebe visita do novo Consul do Japão em Manaus

O Consulado-Geral do Japão em Manaus estreitaram laços de parceria institucional e renovaram intenções em prol de projetos sociais na capital amazonense
Publicada em: 30/07/2021 20:19
Imprimir
Fonte: VII COMAR, por Tenente Bruna
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Oliveira Lima

O Comando Aéreo Amazônico (VII COMAR) e o Consulado-Geral do Japão em Manaus assinaram, no dia 26 de julho, as intenções de renovar a parceria entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e o País asiático, em prol de projetos sociais na Capital amazonense. Na oportunidade, o Comandante do VII Comar, Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão apresentou a atual estrutura da Organização Militar (OM), explanou acerca das capacidades instaladas na região e do papel fundamental desempenhado pela FAB nas missões aéreas realizadas ao longo da pandemia de COVID-19.

O Cônsul-Geral, Masahiro Ogino, ressaltou a importância da parceria para a sociedade manauara. “A estreita relação entre a FAB e o Consulado-Geral do Japão em Manaus permite que se concretizem projetos sociais, como a mais recente reforma na quadra da Escola Estadual Brigadeiro João Camarão Telles Ribeiro. Em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e o VII COMAR contribuímos para elevar a qualidade da educação física para os estudantes. Espero que a relação com a FAB possa se fortalecer ainda mais”, disse. 

Com quase dois meses à frente do Consulado do Japão em Manaus, Ogino disse estar impressionado com a grandeza e diversidade do Brasil, e, ainda, admirado com a comunidade japonesa que, com muito trabalho, contribui para o desenvolvimento do País e da Região Amazônica. Atualmente, cerca de 40 empresas estão sobre a jurisdição do Consulado Japonês, nos estados do Amazonas, Roraima, Rondônia e Acre. 

Parceria

A relação citada teve início em 2019, com uma visita realizada pelo Cônsul-Geral Adjunto, Takahiro Iwato, à Ala 8, ocasião em que o representante japonês conheceu o Programa Forças no Esporte (PROFESP). Na época, Takahiro teve contato com 100 crianças participantes do Programa, que praticam modalidades esportivas nos seus contraturnos escolares, além de participarem de atividades de cunho cívico. 

Fotos: VII COMAR