SOLIDARIEDADE

Unidades da FAB realizam campanha do agasalho

Campanhas incentivam o engajamento da sociedade em ações de voluntariado
Publicada em: 05/07/2021 20:55
Imprimir
Fonte: DECEA, GUARNAE-BQ, VI COMAR
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Bazilius

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), juntamente com o Comando Aéreo Leste (III COMAR) e a Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA) realizaram, de 14 a 28 de junho, a Campanha do Agasalho.

Motivados pelo Ministério da Defesa, em alusão ao Programa Pátria Voluntária, a campanha de doação de agasalhos teve por finalidade incentivar o engajamento da sociedade em ações de voluntariado para beneficiar pessoas em situação de vulnerabilidade social que sofrem com os impactos da chegada do inverno.

A iniciativa abrangeu as Unidades da Força Aérea Brasileira (FAB) do Complexo Santos-Dumont, no Rio de Janeiro (RJ), e buscou reforçar e propagar o compromisso social por meio da empatia pelo próximo. As doações foram encaminhadas aos postos de coleta determinados pelo Ministério da Defesa. 

O Comandante do III COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros, destacou a importância da campanha. “É uma iniciativa ímpar para a Força Aérea. Uma ação de responsabilidade social. Nós temos, também, esse papel institucional junto à sociedade. Uma campanha desse tipo nos motiva muito, pois vemos o bem que podemos fazer para os nossos semelhantes”, destacou o Oficial-General.

Para a Chefe da Seção de Serviço Social (SSS) do DECEA, Tenente Simone Pereira Rocha, foi gratificante contribuir para a efetivação da campanha. “É uma época do ano na qual as temperaturas são baixas e muitas pessoas não conseguem se aquecer devidamente. Então, a participação do DECEA nesta campanha é muito importante, pois irá beneficiar diversas famílias de várias regiões do País, que se encontram em situação de vulnerabilidade social”, afirmou.

Para a Sargento Juliana de Fátima Amorim Reixach Costa, militar do efetivo do III COMAR, a iniciativa representa o dever, como militar e cidadão, de ajudar ao próximo. “A campanha é muito importante neste período de inverno. Às vezes, esquecemos que há pessoas na rua passando por necessidade”, disse.

EPCAR

Também aconteceu, no dia 25 de junho, a entrega da arrecadação  da campanha do agasalho da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ). Este ano, foram doadas mais de 500 peças de roupas, cobertores e calçados. A ação contou com a participação do efetivo da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), do Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ) e do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Barbacena (DTCEA-BQ).

As doações foram entregues à Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS). Para o Secretário, Daniel Martins de Mello Neto, essa atitude ajuda muito o município em um momento em que a população carente está cada vez mais necessitada. “Só temos a agradecer a Guarnição de Aeronáutica pela contribuição que poderá aquecer quem precisa”, destacou.

Para o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, a campanha reafirma o compromisso do Comando da Aeronáutica (COMAER), por meio de suas unidades, de integrar a sociedade brasileira. “Essa campanha, que já acontece há alguns anos, é a concretização da parceria da EPCAR com a sociedade barbacenense. A Campanha do Agasalho tem o objetivo de  trazer um pouco de conforto às pessoas mais necessitadas”, afirmou.

VI COMAR

No dia 28 de junho, o efetivo do Comando Aéreo Planalto (VI COMAR) e Unidades Subordinadas também realizaram a entrega de cerca de 70 itens doados para a Campanha do Agasalho. As peças arrecadadas serão destinadas às instituições cadastradas na Plataforma do Programa Pátria Voluntária, com foco em ajudar pessoas que sofrem com os impactos da chegada do inverno.

Para o Comandante do VI COMAR, Brigadeiro do Ar Mário Sérgio Rodrigues da Costa, a campanha pode fazer a diferença  para quem tanto precisa. “Quando nos compadecemos do próximo, podemos fazer alguma coisa de concreto, ainda que seja somente uma gota em meio a um oceano de necessidades”, disse.

Programa Pátria Voluntária

Para incentivar o voluntariado, o Governo Federal lançou, em julho do ano passado, o Pátria Voluntária. O Programa, coordenado pela Casa Civil, é composto por representantes do governo e da sociedade civil. Desde que foi criado, já beneficiou milhares de pessoas vulneráveis em todo o País com os projetos Arrecadação Solidária e Brasil Acolhedor.

Textos: Denise Fontes/DECEA, Sargento Domingos/EPCAR, Tenente Taciana/VI COMAR 

Fotos: Fábio Maciel/DECEA, Sargento Domingos/EPCAR, Sargento Renata Lima/VI COMAR