PREPARO

Militares da FAB participam do Exercício Multinacional Panamax 2021

O treinamento ocorreu, de 10 a 18 de junho, em Miami, nos EUA
Publicada em: 23/06/2021 09:00
Imprimir
Fonte: COMAE, por Tenente-Coronel Nohra
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Oliveira Lima

Quatro militares do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), que fica localizado em Brasília (DF), participaram do Exercício Multinacional Panamax 2021 - Planning in Crisis (PIC). A atividade foi conduzida pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos com o objetivo de promover a interoperabilidade, a capacidade de planejamento conjunto entre as nações e a manutenção dos laços de cooperação e amizade entre as Forças Armadas. O treinamento ocorreu, de 10 a 18 de junho, em Miami, nos EUA. 

Os representantes da Força Aérea Brasileira (FAB) trabalharam no Componente Aéreo do Exercício (CFACC), com planejamento do emprego fictício dos meios aéreos para a Defesa do Canal do Panamá contra uma organização armada extremista simulada. “Foi uma grande oportunidade compartilhar conhecimentos e experiências e aprender mais sobre as Operações Conjuntas Internacionais. Esse esforço certamente beneficiará os nossos Exercícios e o emprego real da Força Aérea Brasileira”, afirmou o Chefe da Divisão de Planejamento do COMAE, Coronel Aviador André Luiz Dallagnol Cechella.

Além do Brasil e dos EUA, também participaram do adestramento a Argentina, Colômbia, Costa Rica, Chile, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, Jamaica, Panamá, Paraguai, Peru, Belize e República Dominicana, totalizando 160 militares.

Fotos: Tenente-Coronel Nohra/COMAE