EXPOSIÇÃO

Rio Branco (AC) recebe réplica da aeronave F-39 Gripen

Como parte das comemorações pelos 59 anos da elevação do Acre a Estado, o Comandante do Comando Aéreo Amazônico foi condecorado com a Medalha da Ordem da Estrela do Acre
Publicada em: 18/06/2021 15:04
Imprimir
Fonte: 7º ETA, por Tenente Dantoniele
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Oliveira Lima

Foi realizada, no dia 15 de junho, a abertura da exposição em comemoração ao aniversário de 59 anos de elevação do Acre à categoria de Estado, no Memorial dos Autonomistas, em Rio Branco (AC). O evento, que celebra os feitos da Aeronáutica Brasileira no desenvolvimento e integração do estado acreano, conta com a réplica do caça  F-39 Gripen, novo vetor da Força Aérea Brasileira (FAB).

Além de conhecer mais detalhes do caça F-39 Gripen, os visitantes têm a oportunidade de conversar com militares da FAB sobre as funcionalidades da nova aeronave, contribuindo para a compreensão da importância do projeto FX-2 para o Brasil.

O Diretor Técnico do SEBRAE-AC, Lauro Santos, destacou a importância da exposição para o comportamento empreendedor do setor empresarial, como também para as crianças. “As crianças que por aqui passarem poderão vislumbrar não só uma carreira na aviação, mas também seguir comportamentos empreendedores”, pontuou.

Condecoração

Como parte das comemorações pelos 59 anos da elevação do Acre a Estado, o Comandante do Comando Aéreo Amazônico (VII COMAR), Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão, foi condecorado com a Medalha da Ordem da Estrela do Acre.

Em seu discurso, o Brigadeiro Magarão atribuiu a deferência aos homens e mulheres da FAB que trabalham na missão de controlar, defender e integrar a Amazônia Ocidental. “Ser agraciado com a Ordem da Estrela do Acre é uma honra, e considero um reconhecimento por todo o empenho dos homens e mulheres que compõem as fileiras da FAB, em especial aos militares da Amazônia, pelo profissionalismo e patriotismo demonstrados em todas as ações em prol do desenvolvimento e integração da Região, com destaque para os esforços dedicados no combate à pandemia do COVID-19, quando todos os nossos militares, destemidamente, foram para a linha de frente, seja operando nossas aeronaves, seja prestando o essencial apoio à população”, afirmou.

O Governador do Acre, Gladson de Lima Cameli, destacou os feitos da Força Aérea Brasileira desde a constituição do território do Acre, culminando, nos dias atuais, no combate à pandemia da COVID-19, quando a FAB transportou as primeiras doses de vacinas ao Estado. “Com a Força Aérea, diminuímos as distâncias, pousamos naqueles locais que muitos não pousariam, trazemos a integração do nosso Estado ao Brasil. Eu quero agradecer de coração a esses homens arrojados que superaram grandes dificuldades para trazer a aviação para o nosso estado. Aproveito para estender minha gratidão aos tripulantes da FAB que voaram 18 horas para trazer o primeiro lote de vacinas contra a COVID-19 que, trazidas pelas Asas da FAB, deram esperança de dias melhores ao povo acreano”, disse.

Fotos: Tenente Dantoniele / 7º ETA e Diego Gurgel e Marcos Vicentti / Secom