SOLIDARIEDADE

Organizações da FAB distribuem kits de alimentos e refeições à comunidade

Em combate ao desperdício, a Guarnição de Aeronáutica de Santa Cruz realiza doação de refeições. Já a Base Aérea de Santa Maria realiza a doação de kits de alimentos para os beneficiários do PROFESP
Publicada em: 21/06/2021 17:50
Imprimir
Fonte: BASM e Ala 12
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Bazilius

A Base Aérea de Santa Maria (BASM), localizada em Santa Maria (RS), iniciou, no dia 9, a distribuição de 200 kits de alimentos aos estudantes atendidos pelo Programa Forças no Esporte (PROFESP). O objetivo da ação é o suporte às famílias dos participantes do Programa durante o período de contingência, devido ao novo Coronavírus. A alimentação diária, que seria entregue às crianças, foi substituída por kits. As atividades presenciais do programa foram suspensas, temporariamente, em virtude da pandemia da COVID-19.

Foram entregues 100 kits de alimentos no Complexo Desportivo I e 100 kits diretamente nas escolas conveniadas ao Programa. “Estes kits vão nos ajudar muito. Esse trabalho é muito importante pra nós e para os nossos filhos”, destacou Sirlei Teresinha de Oliveira, mãe de um dos participantes do Programa.

O Comandante da BASM, Coronel Aviador Wilson Paulo Corrêa Marques, reforçou a importância da ação. "A continuidade da assistência, ainda que as atividades presenciais do Programa estejam suspensas, é de extrema necessidade", disse.

O PROFESP é desenvolvido pelo Ministério da Defesa, em parceria com o Ministério da Cidadania. O Programa conta com o apoio das Forças Armadas, no atendimento de crianças, adolescentes e jovens de ambos os sexos, de seis a 18 anos de idade, da rede pública de ensino, e em parceria com as Prefeituras das cidades onde há núcleo.

Além do acesso à prática de atividades esportivas e socialmente inclusivas, realizadas no contra turno escolar dentro de Organizações Militares, há, ainda, o fornecimento de refeições diárias.

Doação de Refeições

Desde o dia 30 de março, a Guarnição de Aeronáutica de Santa Cruz (GUARNAE-SC), em Santa Cruz (RJ), por meio da Comissão de Assistência Social, realiza a doação de refeições às instituições que atendem a comunidades carentes da região. A ação objetiva aproveitar os alimentos excedentes pelo efetivo da Guarnição na hora do almoço. Até o dia 14 de junho, oito instituições de caridade foram beneficiadas com 1.071 marmitas doadas.

Em consideração ao momento atual, a Guarnição de Aeronáutica de Santa Cruz se solidarizou com a situação das diversas famílias que passam por dificuldades no bairro e se propôs a prestar a contribuição por meio desse projeto de Ação Social. A ação também tem base na Lei n°14.0016, de 23 de junho de 2020, que incentiva o combate ao desperdício de alimentos e autoriza a doação, desde que atendidas as exigências estabelecidas, como prazo de validade e condições de conservação.

Vale ressaltar que todos os descartáveis e etiquetas necessários para cumprir as normas preestabelecidas foram adquiridos através de doações dos próprios militares desta Guarnição, totalizando 4200 recipientes para o armazenamento adequado desses alimentos.

Fotos: Soldado Kassiel/GUARNAE-SC  e Sargento Neubar/BASM