DESPORTOS

Atletas da FAB se destacam no Pan-Americano de Ginástica Artística

Com a primeira colocação, a equipe garantiu mais uma vaga nos Jogos Olímpicos 2021
Publicada em: 16/06/2021 18:34
Imprimir
Fonte: CDA, por Suboficial Xavier
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Bazilius

Aconteceu, nos dias 4 e 6 de junho, no Parque Olímpico da Cidade do Rio de Janeiro, na capital carioca, o Campeonato Pan-americano de Ginástica Artística. Com 16 medalhas, sendo nove de ouro, duas de prata e cinco de bronze, o Brasil garantiu a primeira colocação no Pan e, assim, conquistou mais uma vaga para a disputa nos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2021.

Na categoria masculina, a competição contou com a participação de atletas de dez países, dentre eles, Estados Unidos, Argentina e Colômbia, fortes concorrentes do Brasil. A seleção brasileira participou com quatro atletas da Força Aérea Brasileira (FAB), os Sargentos Francisco Carlos Barretto Junior, Arthur Nory Oyakawa Mariano, Arthur Nabarrete Zanetti e Caio Campos Souza.

Para a Chefe da Equipe de Ginástica Artística da FAB, Tenente Patricia Rosas Petrocinio, a preparação técnica foi essencial. "Realizamos um acompanhamento multidisciplinar nos estágios de treinamentos, desde o início do ano até uma semana antes da competição. Isso colaborou para os importantes resultados obtidos neste momento”, disse.

Agora, o objetivo é se concentrar e lapidar as séries e os elementos técnicos, visando aos Jogos Olímpicos. “A Confederação Brasileira de Ginástica vem realizando um trabalho de excelência em prol da qualidade dos treinamentos e da assistência multidisciplinar aos atletas. Somos um elo forte, e o nosso objetivo, como parte do Programa de Atletas de Alto Rendimento das Forças Armadas, é apoiar e integrar a Ginástica no cenário nacional e mundial”, complementou a Tenente Rosas.

O Campeão do Individual Geral do Pan-Americano 2021, Sargento Caio Souza, falou das expectativas com a conquista. “Agora, é se preparar cada vez mais, pois estamos na reta final para os Jogos Olímpicos”, declarou.

Confira o desempenho dos atletas da FAB:

1° Lugar por Equipe – Sargento Barretto Junior, Sargento Caio Souza e Sargento Nory;

1° lugar no Individual Geral - Sargento Caio Souza

1° lugar no Salto - Sargento Caio Souza

1° lugar nas Paralelas - Sargento Caio Souza

1° lugar nas Argolas - Sargento Caio Souza

3° lugar no Cavalo com alças - Sargento Barretto Junior

Fotos: Ricardo Bufolin / Pan-americano