CURSO

Curso de Atendimento Pré-Hospitalar Avançado capacita Bombeiros de Aeródromo na Ala 10

Atividade buscou preparar militares para atuarem como líderes de resgate em ações de salvamento e atendimento de vítimas de acidentes aeronáuticos
Publicada em: 09/06/2021 08:00
Imprimir
Fonte: BANT, por Sargento Marcella
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Oliveira Lima

A Ala 10, localizada em Parnamirim (RN), realizou o Curso de Atendimento Pré-Hospitalar Avançado (CAPHA). A finalidade da atividade foi capacitar os Sargentos Bombeiros de Aeródromo (SBO) para atuarem como líderes de resgate em ações de salvamento e atendimento de vítimas de acidentes aeronáuticos. O curso ocorreu de 10 a 28 de maio.

O Instrutor Sargento Washington de Freitas Barbosa da Silva destacou a parte prática como ponto chave para o sucesso do treinamento. “São muitas variáveis em um atendimento. Então, se o aluno tiver condições de empregar os conhecimentos teóricos, sob pressão, na cena do acidente, isso vai indicar que o atendimento será de excelência”, disse.

Participante do treinamento, a Sargento Caren Fraga da Silva, do Campo de Provas Brigadeiro Velloso, sediado em Novo Progresso (PA), reportou que o exercício simulado foi de grande importância. "A atividade nos aproxima da realidade de um atendimento sob pressão e estresse, testando nossa capacidade de atender às vítimas”, relata.

Ao final da instrução, os militares foram submetidos a uma simulação de acidente aeronáutico envolvendo múltiplas vítimas com diversas necessidades de atendimento.

O Coordenador do Curso, Tenente Especialista Bombeiro da Aeronáutica Rogério Bernardo da Silva, explicou que o preparo também objetiva propagar conhecimento. “Esses militares, no caso de uma ocorrência real, estão preparados para aplicarem os conhecimentos adquiridos. Além disso, poderão atuar na Força Aérea Brasileira (FAB) como instrutores de outros militares”, finaliza.

Fotos: Soldado J.Martins e Soldado Daniel Silva/BANT