CAPACITAÇÃO

Ala 8 sedia a Instrução para Preparação de Unidades Aéreas

A atividade faz parte da manutenção da capacitação dos recursos humanos componentes dos meios aéreos da Força Aérea Brasileira
Publicada em: 06/06/2021 13:00
Imprimir
Fonte: BAMN/VII COMAR, por Ten Catherine e Ten Nijelsch
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Oliveira Lima

No período de 17 a 28 de maio, a Ala 8, realizou a Instrução para Preparação de Unidades Áeres (IPUNAER-2021). A atividade faz parte da manutenção da capacitação dos recursos humanos componentes dos meios aéreos da Força Aérea Brasileira (FAB), projetos A-29, C-105 e H-60L, ofertados ao Sistema de Prontidão das Capacidades de Manutenção da Paz da Organização das Nações Unidas (United Nations Peacekeeping Capabilities Readiness System/UNPCRS).

A instrução foi ministrada por uma Equipe Móvel do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), Instituição do Exército Brasileiro (EB) certificada pela Organização das Nações Unidas (ONU), atendendo a uma solicitação do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) para a manutenção de suas capacidades operacionais e de prontidão.

O Subcomandante do CCOPAB, Tenente Coronel de Infantaria Rodrigo Alves dos Santos, fez um resgate dos fatos importantes da história dos cenários de Missão de Paz. “Os principais marcos históricos têm relação com um importante retorno à essência operacional da instrução que, sob a égide das Nações Unidas, propiciou ganhos de doutrina, conhecimento em operações de ações de conflito, trocas de experiências com diferentes povos e culturas”, disse.

Durante a Cerimônia de Encerramento, realizada no auditório do Comando Aéreo Amazônico (VII COMAR), foram entregues prêmios de melhores médias na Fase Básica, que consistiu no Treinamento de Pré-desdobramento para Missões das Nações Unidas (Core Pre-deployment Training Material/CPTM), e na Fase Especializada, que abordou módulos de instrução especializada para Unidades Aéreas Militares (Specialized Training Material for Military Aviation Unity/UN MAU STM 2018).

O Comandante da Ala 8, Coronel Aviador Luiz Ângelo de Andrade Pinheiro Borges, agradeceu ao EMAER, na pessoa do Coronel de Infantaria Anderson Clayton Francisco, pela confiança depositada na Ala 8 como sede da IPUNAER 2021, e destacou a importância dos conhecimentos transmitidos e práticas realizadas para a manutenção do preparo e da prontidão do efetivo. “Ressalto também a importância da interação sinérgica das OM da Guarnição de Aeronáutica de Manaus, do EMAER e do CCOPAB para o êxito do evento”, disse.

O Comandante do VII COMAR, Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão, falou sobre o enriquecimento da experiência e a importância do preparo operacional. “Instruções como estas são uma grande chance de atuarmos como protagonistas, levando em consideração os interesses de cada nação, vontades políticas e a grande experiência adquirida. É indispensável que nos mantenhamos sempre prontos para atender ao chamado”, encerrou.

Fotos: Soldado Moré da Silva / BAMN/ VII COMAR