GESTÃO

Consultoria Jurídica Adjunta do Comando da Aeronáutica (COJAER) tem nova Consultora

Cerimônia de apresentação ocorreu nessa quarta-feira (26), em Brasília (DF)
Publicada em: 27/05/2021 15:07
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Letícia Faria
Edição: Agência Força Aérea

A Força Aérea Brasileira (FAB) apresentou a nova Consultora Jurídica Adjunta do Comando da Aeronáutica, Tania Patricia de Lara Vaz, que substituiu Cássio Cavalcante Andrade. A cerimônia, que aconteceu nessa quarta-feira (26), em Brasília (DF), contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, além de Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica e demais Oficiais.

O Comandante, Tenente-Brigadeiro Baptista Junior, destacou durante a cerimônia a importância da organização. “Em tempos de conflitos, principalmente nos conflitos de interesse, nossa Instituição precisa estar atenta aos ordenamentos jurídicos, observando e seguindo os princípios constitucionais da legalidade, da publicidade e da eficiência em prol do interesse público. Nesse âmbito, a COJAER mostra-se como uma valiosa ferramenta facilitadora no processo de tomada de decisões acerca dos mais diferentes temas", destaca o Oficial-General.

A Consultora Jurídica Adjunta, Tania Patricia de Lara Vaz, é Mestre em Administração Pública, Professora de Pós-Graduação em Advocacia Pública e mestranda pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Também possui trabalhos científicos e publicações em revistas nas aéreas de Direito e Administração Pública. Ao assumir o cargo, destacou a satisfação do momento. "Meu sentimento é de enorme alegria, compromisso. Sei da responsabilidade e abraço o desafio que a Força Aérea Brasileira me propõe, com uma equipe de peso e estou motivada, feliz e aguardando os desafios para fortalecer os programas e o avanço da FAB do ponto de vista jurídico", salienta.

Despedida

Cássio Cavalcante Andrade atuou como Consultor Jurídico Adjunto da COJAER desde junho de 2019. Em sua despedida, recebeu das mãos do Comandante da Aeronáutica uma placa em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. "A COJAER permite que o advogado público possa se dedicar a um leque de assuntos estratégicos e de importância para o País. Foram dois anos de muita alegria, de trabalho, mas acima de tudo, de conquistas pessoais, coletivas e Institucionais. Saio da FAB, mas a FAB não sai de mim", finaliza.

COJAER
A Consultoria Jurídica Adjunta do Comando da Aeronáutica (COJAER) é a organização responsável por coordenar e supervisionar os trabalhos afetos às assessorias jurídicas das organizações do COMAER, provendo o assessoramento direto ao Comandante da Aeronáutica. Foi criada pelo Decreto-Lei n° 2.961, de 20 de janeiro de 1941. Com a transformação do Ministério da Aeronáutica em Comando da Aeronáutica, por ocasião da criação do Ministério da Defesa, a COJAER passou a vincular-se à Consultoria Jurídica do Ministério da Defesa, mas somente em agosto de 2001, por meio de Medida Provisória n° 2.180-35/2001, foram oficialmente criadas as Consultorias Jurídicas Adjuntas dos Comandos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

Assista aqui o vídeo da matéria.

Vídeo: Lucas Nunes

Fotos: Soldado A. Soares/CECOMSAER

imagens/original/42002/_SO66926.jpg
imagens/original/42002/_SO66931.jpg