OLIMPÍADAS

Atletas da Força Aérea Brasileira se preparam para as Olimpíadas de Tóquio

Militares readaptaram a forma dos treinamentos durante o período de pandemia para a competição que começará em julho deste ano
Publicada em: 20/04/2021 20:19
Imprimir
Fonte: CDA, por Tenente Natália
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Oliveira Lima

Contagem regressiva para os Jogos Olímpicos de Tóquio. A menos de 100 dias para o início da competição, os atletas da Força Aérea Brasileira (FAB) estão a todo vapor nos treinamentos. A classificação para uma vaga nas Olimpíadas é disputada com suor e determinação. Cinco atletas do Quadro de Sargentos Convocados (QSCON) já garantiram suas vagas. Os Sargentos Augusto Dutra, Caio Bonfim e Darlan Romani, do Atletismo, Ana Sátila, da Canoagem Slalom e Vittória Lopes, do Triatlo, são os atletas que já foram classificados para as Olimpíadas 2021 e agora contam como vivenciaram a rotina de treinos e competições desde o início da pandemia do novo Coronavírus.

Há pouco mais de um ano, o mundo passou a viver submetido a riscos, medos e restrições, por causa da pandemia. Assim, a COVID-19 entrou para a rotina dos atletas de alto rendimento como um novo oponente. Os clubes tiveram que fechar suas portas, os centros de treinamentos foram interditados, os aeroportos fechados e todas as competições foram suspensas, algumas até canceladas. Esses ainda não eram os únicos empecilhos na vida desses militares: assim como tantos brasileiros, alguns atletas também sofreram perdas de familiares. Mesmo vivendo com tantas adversidades, a Sargento Vittória Lopes, atleta do Triatlo, conseguiu manter a motivação para seguir sua rotina de treinos. “Meu maior sonho é fazer o melhor resultado do Brasil em Jogos Olímpicos e superar o 10º lugar conquistado há mais de 20 anos nas Olimpíadas de Sidney”, disse.

Como bons combatentes, mesmo diante de tantas incertezas e adversidades, os atletas reinventaram suas estratégias de treinamento para dar continuidade na defesa das suas posições no cenário desportivo internacional, em prol do objetivo principal: levar o nome de seu País ao pódio.

A Sargento Ana Sátila, classificada desde 2019 nas categorias de K1 e C1 de Canoagem Slalom, precisou fazer muitas adaptações na sua rotina de treinos. A atleta teve que realizar treinamentos físicos na própria casa, pois buscar um ambiente adequado para os treinos técnicos, como um lago, seria algo difícil, já que não tinha o acesso à pista de slalom, que fica no Rio de Janeiro (RJ). Ainda assim, a atleta seguiu confiante e motivada para manter o foco em seus objetivos. “Fiquei muito feliz com os meus resultados, pela minha dedicação e pelo trabalho que foi feito durante a pandemia, mesmo tendo muita incerteza de tudo. Então mantive o foco para chegar mais preparada nos Jogos Olímpicos”, declarou.

A rotina dos atletas de atletismo também não foi diferente. Classificados desde 2019 para os Jogos Olímpicos, eles remontaram seus planos de treinos, focando em trabalhos de polimento técnico e reforço muscular específico e buscaram formas de diferenciar suas marcas, como é o caso do Sargento Augusto Dutra, da prova de Salto com Vara, que focou nos treinos da corrida de aproximação, dando chance para empunhar a vara no ponto mais alto e aumentar o impulso do próprio corpo durante o salto.

Já o campeão Panamericano de Arremesso de Peso, Sargento Darlan Romani, trouxe parte do treinamento para a garagem de casa e ainda construiu um setor ao lado para realizar seus treinos de arremesso com segurança. “Mesmo sem saber se meus oponentes estão tendo boas condições de treino, sinto-me confiante para a participação nos Jogos Olímpicos. Esta prova tem crescido muito nos últimos anos e promete grandes surpresas. Nós queremos estar no meio dessas grandes surpresas, colocando nosso nome nessa história”, disse o atleta, que atualmente recebe a orientação do seu técnico à distância.

Em meio a um cenário inédito e difícil, observa-se que grandes valores militares são enaltecidos por meio da figura heroica desses militares. A disciplina, o patriotismo, o profissionalismo, a integridade e o comprometimento são valores claramente vistos nas ações desenvolvidas pelos atletas, principalmente durante esse período. “A participação nos Jogos Olímpicos é o grande sonho de qualquer atleta, e eu tenho muito orgulho de servir à Força Aérea!”, disse a Sargento Vittória Lopes, se referindo ao apoio que recebe do Programa de Atletas de Alto Rendimento, pela FAB.

Os jogos Olímpicos de Tóquio começam no dia 23 de julho e terminam em 8 de agosto.

Fotos: Arquivo pessoal