TRANSMISSÃO DE CARGO

Empossados novos Vice-Chefe e Chefe da Sexta Subchefia do EMAER

A Vice-Chefia do Estado-Maior da Aeronáutica foi assumida pelo Major-Brigadeiro do Ar Jefson Borges e a Chefia da Sexta Subchefia pelo Major-Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo de Souza Nascimento
Publicada em: 06/04/2021 18:30
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Letícia Faria
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Oliveira Lima

A Cerimônia Militar de transmissão dos cargos de Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) e de Chefe da Sexta Subchefia do EMAER aconteceu nesta segunda-feira (05), em Brasília (DF). O Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida passou a Vice-Chefia ao Major-Brigadeiro do Ar Jefson Borges. Já a Chefia da Sexta Subchefia foi assumida pelo Major-Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo de Souza Nascimento. 

O evento foi presidido pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, e contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, além de Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares da Aeronáutica e convidados.

O Chefe do EMAER, Tenente-Brigadeiro Damasceno, comentou sobre a atuação dos Oficiais-Generais junto à Organização Militar, desejou sucesso aos que assumem novos desafios e ressaltou a importância do EMAER na Força Aérea Brasileira. “O Estado-Maior da Aeronáutica, no correr de sua longa trajetória de quase oito décadas costuma lidar, como nesta cerimônia repleta de significados, com a singular e híbrida experiência chamada: planejar pela renovação. Renovação é um sentimento que integra este Órgão de Direção Geral, o qual possui a árdua e incessante responsabilidade da formulação de políticas e da elaboração de planejamentos estratégicos do mais alto nível e interesse do Comando da Aeronáutica”, disse o Oficial-General.

Vice-Chefia do EMAER

Ao deixar a Vice-Chefia do EMAER, o Tenente-Brigadeiro Almeida comentou que foram dois anos de crescimento profissional. “Não há qualquer função que proporcione maior conhecimento do status real, administrativo e operacional da Força Aérea Brasileira, que se o assunto é importante, mais cedo ou mais tarde ele passará por aqui. Isto é o Estado-Maior da Aeronáutica, o grande assessor do Comandante em todos os assuntos relevantes que determinam os caminhos da Força”, disse o Oficial-General, que assumirá o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE).

O Major-Brigadeiro Jefson, que era Chefe da Sexta Subchefia do EMAER e agora assume a Vice-Chefia do EMAER, comentou acerca de mais uma responsabilidade atribuída em sua carreira militar. “A importância de coordenar o trabalho das subchefias junto a Força Aérea, principalmente com a aquisição de novos sistemas como o F-39 Gripen, o KC-390 e outros que estão por vir, é uma renovação expressiva”, destaca.

Chefia da Sexta Subchefia do EMAER

Ao assumir o cargo, o Major-Brigadeiro Luiz Ricardo comentou sobre os desafios. “Orgulho grande, depois de 40 anos vir servir no Estado-Maior da Aeronáutica, na Sexta Subchefia, com importância fundamental no planejamento estratégico da Força. É um lugar ideal para colocar em prática tudo aquilo que se aprendeu e envolveu nesses anos de carreira”, finaliza.

Confira aqui o vídeo da matéria.

Fotos: Sargento Bianca Viol/CECOMSAER

Vídeo: Soldado A. Soares/CECOMSAER

imagens/original/41739/210405BIA3388_Bianca_Viol.jpg
imagens/original/41739/210405BIA63216_Bianca_Viol.jpg