DIA DO ESPECIALISTA

Organizações Militares da FAB homenageiam Especialistas da Aeronáutica

Dia do Especialista, comemorado no dia 25 de março, é marcado por entrega da Medalha Bartolomeu de Gusmão
Publicada em: 28/03/2021 18:42
Imprimir
Fonte: Elos do Sistema SISCOMSAE
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Oliveira Lima

Em comemoração ao Dia do Especialista da Aeronáutica, no dia 25 de março, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou cerimônias militares em todo o País. Nas solenidades, militares e civis foram agraciados com a Medalha Mérito Bartolomeu de Gusmão, uma distinção concedida pelos serviços prestados à FAB. Todos os eventos foram realizados com o número reduzido do efetivo das respectivas Organizações Militares e cumpridos os protocolos de prevenção ao contágio da COVID-19.

Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA)

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), sediado no Rio de Janeiro (RJ), antecipou a comemoração para o dia 24 de março e realizou a cerimônia militar que, além de celebrar o Dia do Especialista da Aeronáutica e a imposição da Medalha Bartolomeu de Gusmão, comemorou a promoção de Oficiais-Generais.

O evento foi presidido pelo Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues. Estiveram, também, presentes Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira (FAB) e Comandantes das Organizações Subordinadas do Complexo Santos-Dumont.

Em seu discurso, o Tenente-Brigadeiro Heraldo destacou a importância da cerimônia. “Os Especialistas, sobretudo no DECEA, são a base do funcionamento do nosso Sistema para que possamos cumprir com sucesso a nossa missão. Reconheço a importância e o valor pelo seu trabalho. Quero parabenizá-los pelo profissionalismo e pela conduta dentro da Força”, afirmou o Oficial-General.

Na ocasião, o Diretor-Geral do DECEA também procedeu a entrega das respectivas platinas aos futuros Oficiais-Generais. Ao posto de Major-Brigadeiro do Ar, Brigadeiro Sérgio Bastos e ao posto de Brigadeiro do Ar, Coronel Miguel, a serem promovidos em 31 de março de 2021.

Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado em São José dos Campos (SP), realizou o ato militar alusivo à data na quinta-feira, dia 25 de março.

A Solenidade foi presidida pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, que homenageou 28 agraciados, entre militares e civis da GUARNAE-SJ com a da Medalha Bartolomeu de Gusmão.

Representando os Especialistas da Aeronáutica da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ), estiveram presentes na tribuna de honra o Coronel Especialista Alexandre Camacho Coelho e o Suboficial Especialista Niufran Palandi de Oliveira, Oficial e Graduado Especialistas mais antigos do Campus do DCTA.

Base Aérea de Boa Vista (BABV)

A solenidade realizada na Base Aérea de Boa Vista (BABV) foi presidida pelo Coronel Aviador Hugo Zanoni Bastos de Siqueira, Comandante da BABV.

Na ocasião, foram agraciados três militares com a medalha Bartolomeu de Gusmão: Suboficial José Ribamar Soares Costa, Suboficial Luís Henrique de Oliveira Gaspar e Suboficial Patrícia Abboud de Souza.

O Suboficial José Ribamar Soares Costa destacou a importância da data. “Comemorar o Dia do Especialista é uma oportunidade de trazer as lembranças de infância, quando almejava a carreira militar, sentir o orgulho de ser referência para familiares e amigos e, principalmente, o amor que sinto pela FAB. E hoje, depois de 33 anos de serviço, a emoção se renova a cada dia", disse o Graduado.

Guarnição de Aeronáutica de Belém (GUARNAE-BE)

A Guarnição de Aeronáutica de Belém (GUARNAE-BE) celebrou a data e entregou a medalha Bartolomeu de Gusmão a 13 membros do efetivo.

A cerimônia foi realizada no complexo da Ala 9, em Belém (PA) e presidida pelo futuro Comandante do Comando Aéreo Norte, Major-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros que, juntamente com o Comandante da GUARNAE-BE e da Ala 9, Coronel Aviador Ricardo Bevilaqua Mendes, realizaram a imposição das medalhas aos agraciados. Estiveram presentes, também, Comandantes, Chefes e Diretores das Organizações Militares da GUARNAE-BE.

O Graduado-Master da GUARNAE-BE, Suboficial Nilson Vale Costa, parabenizou os Especialistas. “Nesta data singular, dirijo-me aos senhores para parabenizar pelo Dia do Especialista da Aeronáutica e externar meu apreço e reconhecimento pelo trabalho profícuo que os Especialistas realizam nessa Organização Militar”, declarou o Graduado-Master.

Base Aérea de Brasília (BABR)

Na cerimônia militar realizada na Base Aérea de Brasília (BABR), o Chefe do Estado-Maior Conjunto do Comando de Operações Espaciais, Major-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi presidiu a solenidade, sendo recebido pelo Comandante do Comando Aéreo Planalto, Brigadeiro do Ar Mário Sérgio Rodrigues da Costa e pelo Comandante da Base Aérea de Brasília, Coronel Aviador Jorge Marcelo Martins da Silva.

Vinte militares foram agraciados com a medalha Bartolomeu de Gusmão.

 

Guarnição de Aeronáutica de Anápolis (GUARNAE-AN)

A Guarnição de Aeronáutica de Anápolis (GUARNAE-AN) realizou a solenidade com a participação dos militares de diversos setores das Unidades Militares sediadas.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante da GUARNAE-AN, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez, que cumprimentou e parabenizou os Especialistas pelo seu dia: "Os militares Especialistas são fundamentais para que a Força Aérea Brasileira cumpra com seus objetivos. Hoje, é o momento em que temos a oportunidade de celebrar e mostrar o quanto somos gratos aos serviços prestados por esses profissionais", disse o Coronel.

Houve a presença, ainda, dos Comandantes das Unidades sediadas bem como o Subcomandante da Base Aérea de Anápolis, o Tenente Coronel Eldrim Mário Inforzatto, Oficial Especialista mais antigo da Guarnição.

A frente da tropa esteve o Graduado-Master, Suboficial Levi Souza de Souza, que apresentou o grupamento em forma e destacou a importância do ato. "Sinto muito orgulho em poder estar à frente deste grupamento representativo, principalmente levando-se em consideração o dia do Especialista," disse o Suboficial.

Na ocasião, cinco militares receberam a referida distinção pelos serviços prestados à FAB.

Ala 5

A Ala 5 realizou nessa sexta-feira (26) a Cerimônia Militar Alusiva ao Dia do Especialista da Aeronáutica. A Cerimônia foi presidida pelo Comandante da Ala 5, Brigadeiro do Ar Luiz Cláudio Macedo Santos e contou com a entrega da medalha Bartolomeu de Gusmão, da leitura da Ordem do Dia e do canto da Canção do Especialista.

Foram agraciados com a medalha Bartolomeu de Gusmão três militares: o Suboficial Cristian Andrade Penariol, o Sargento Jonathas Beloni dos Santos e o Cabo Rômulo Samudio Loureiro.

 

Fotos: Elos do Sistema de Comunicação Social da Aeronáutica (SISCOMSAE)