OPERAÇÃO COVID-19

FAB transporta concentradores de oxigênio para o Rio Grande do Norte (RN)

Aeronave C-105 Amazonas levou os equipamentos de Manaus (AM) para Natal (RN)
Publicada em: 24/03/2021 17:30
Imprimir
Fonte: BANT, por Tenente Juliana Lopes

Uma aeronave C-105 Amazonas da Força Aérea Brasileira (FAB), operada pelo Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação (1º/9ºGAV) - Esquadrão Arara, transportou para Natal (RN), nessa segunda-feira (22), 70 concentradores de oxigênio. A carga, pesando 2.130 quilos, foi levada de Manaus (AM) e será usada como alternativa aos cilindros, uma vez que sua função é manter os níveis de oxigênio dos pacientes acima de 90%. Os insumos foram fornecidos pelo Governo do Amazonas, com o apoio do Ministério da Saúde (MS) e o Ministério da Defesa (MD).

Os equipamentos chegaram à Base Aérea de Manaus (BAMN) por volta das 13h30. Ao finalizar o carregamento, a aeronave decolou às 14h10 (horário de Brasília). Após aproximadamente sete horas de voo, o C-105 Amazonas pousou na Base Aérea de Natal, em Parnamirim (RN), por volta das 21 horas.

De acordo com a Coordenadora de Administração e Infraestrutura da Secretaria da Saúde Pública do Rio Grande do Norte, Francisca Zilmar de Oliveira Fernandes, os concentradores serão distribuídos a 12 municípios do Estado, incluindo Natal. "Nesse momento de crise que estamos vivendo, principalmente pela dificuldade logística para abastecer os municípios, os equipamentos chegam em boa hora", disse.

A Superintendente Regional do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte, Midya Emily Gurgel de Souza Targino, explica que a Organização tem atuado na integração de entidades e do poder público na tentativa de facilitar a aquisição de equipamentos necessários ao tratamento da COVID-19. "Essa ação é uma forma do Governo do Amazonas demonstrar gratidão ao estado do Rio Grande do Norte, visto que já que recebemos em nosso estado 55 pacientes amazonenses, que foram tratados e alguns já retornaram aos seus lares", afirmou.

Operação COVID-19
Por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) que está permanentemente ativado, a FAB cumpre as missões que têm como objetivo minimizar os impactos do novo Coronavírus no sistema de saúde. O Transporte Aéreo Logístico da FAB integra as ações da Operação COVID-19, acionada pelo Ministério da Defesa, em uma cooperação com o Ministério da Saúde.

Fotos: Tenente Bruna/Ala8; Sargento Marcella/BANT