PROCESSO SELETIVO

Prorrogadas inscrições para os Cursos de Aviadores, Intendentes e de Infantaria

As inscrições estão disponíveis de 16 a 31 de março de 2021 (até às 9h, horário de Brasília)
Publicada em: 29/03/2021 15:00
Imprimir
Fonte: DIRENS, Tenente Leonardo
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Oliveira Lima

A Força Aérea Brasileira (FAB) aprovou as Instruções Específicas, com a oferta de 83 vagas, para os Exames de Admissão aos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria da Aeronáutica para o ano de 2022. As inscrições para os processos seletivos estão disponíveis de 16 a 31 de março de 2021, até às 9h do último dia, horário de Brasília (DF) e deverão ser realizadas no site http://ingresso.afaepcar.aer.mil.br. A taxa de inscrição é de R$ 70,00.

Para participar do Exame de Admissão, o candidato deve ser voluntário, de ambos os sexos (para os Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, com 18 vagas, e Intendentes, com 40 vagas), ou somente do sexo masculino (para o Curso de Formação de Oficiais de Infantaria, com 25 vagas) e estar ciente de todas as condições previstas nas Instruções Específicas do Exame. Para ser habilitado à matrícula no curso, o candidato não pode ser menor de 17 anos e nem completar 23 anos de idade, até 31 de dezembro do ano da matrícula no curso, e ter concluído, na data da Concentração Final do certame, o Ensino Médio, além de outras exigências.

O processo seletivo é composto de provas escritas (língua portuguesa, língua inglesa, matemática, física e redação), inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico, procedimento de heteroidentificação complementar e validação documental.

As provas escritas ocorrerão no dia 20 de junho de 2021. Os aprovados em todas as etapas deste processo seletivo, e selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA), deverão se apresentar na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), no dia 13 de janeiro de 2022, para matrícula e início do curso, que tem duração de quatro anos.

Após a conclusão do curso com aproveitamento, serão nomeados Aspirantes a Oficial da FAB.

Fotos: Soldado T. Amorim/CECOMSAER