COVID-19

FAB realiza missão de apoio à vacinação de indígenas

Ao todo, as doses de vacinas foram aplicadas em 27 aldeias indígenas
Publicada em: 13/02/2021 15:24
Imprimir
Fonte: Esquadrão Harpia, Tenente Padoan
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Oliveira Lima

Militares do Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7°/8° GAV) - Esquadrão Harpia, sediado na Ala 8, em Manaus (AM), realizaram no período de 29 de janeiro a 7 de fevereiro, uma missão de apoio à vacinação contra a COVID-19 da população indígena na região do Médio Solimões.

Operando o H-60L Black Hawk, a tripulação decolou de Manaus (AM) com destino a Eirunepé. Na região, ao longo de dez dias de envolvimento, o Esquadrão levou a equipe do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Médio Solimões para realizar a aplicação de mais de 800 doses contra a COVID-19, atendendo a 27 aldeias, com as mais diversas etnias, dentre elas: Deni, Kulina, Kanamari e Mawetek. Durante a operação, a tripulação transportou equipes de saúde, onde foi preciso realizar o planejamento, bem como os cuidados específicos com o transporte das vacinas e rigorosos procedimentos de biossegurança para o sucesso da missão.

O Tenente Aviador André Victor Leal Caldeira, piloto que participou da operação, ressaltou os desafios enfrentados. “Apesar das dificuldades geográficas e climáticas, cumprimos a missão. Para que os voos sejam realizados com sucesso é necessário um bom planejamento conjunto com a equipe da saúde. Além disso, é imprescindível que haja sinergia entre a tripulação e os passageiros, para melhor aproveitamento dos meios aéreos”, disse.

Operação COVID-19
O Comando da Aeronáutica está dedicando permanentemente o esforço do seu efetivo e de suas aeronaves, 24 horas por dia e sete dias por semana, em atendimento às necessidades da sociedade brasileira no enfrentamento à pandemia da COVID-19.

Fotos: Tenente Padoan/Esquadrão Harpia