HOMENAGEM

Comandante da Aeronáutica é condecorado com a Medalha do Centenário

A medalha foi criada pela Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPM) para as comemorações dos 100 anos do Ministério Público Militar
Publicada em: 12/02/2021 10:55
Imprimir
Fonte: Ministério Público Militar
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Raquel Alves - Revisão: Tenente-Coronel Santana

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, participou, nesta quarta-feira (10), do Almoço do Centenário, uma das ações que fazem parte das comemorações dos 100 anos do Ministério Público Militar (MPM), com o apoio da Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPM).

Participaram do evento o Procurador-Geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte; o Conselheiro Nacional do Ministério Público Militar e Subprocurador-Geral de Justiça Militar, Marcelo Weitzel; o Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral da Justiça Militar, Jorge Farias; o Diretor-Geral do Ministério Público Militar, Alexander Pires; o Secretário de Relações Institucionais, Antonio Coutinho; e o Presidente da ANMPM, Edmar Jorge de Almeida.

O Oficial-General foi homenageado com a Medalha do Centenário, criada especialmente pela ANMPM para celebrar o tão significativo marco cronológico da Instituição. O Procurador-Geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte, e o Presidente da ANMPM, Edmar Jorge de Almeida, agradeceram ao Tenente-Brigadeiro Bermudez pelo brilhante trabalho desenvolvido à frente da Força Aérea Brasileira (FAB), promovendo a segurança e a estabilidade que o País necessita.

Também ressaltaram as ações promovidas pela FAB de apoio ao enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus, como o transporte de profissionais da área de saúde, medicamentos e equipamentos hospitalares; a distribuição de suprimentos, cestas básicas e água potável, inclusive para comunidades indígenas; o repatriamento de brasileiros, entre outras atividades. Estes fatos levaram o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), após manifestação do MPM, a emitir uma Nota Pública em reconhecimento à atuação das Forças Armadas no enfrentamento à COVID-19. Na oportunidade, saudaram, ainda, a Força Aérea Brasileira pelos 80 anos completados em 2021.

O Tenente-Brigadeiro Bermudez enalteceu o recebimento da comenda. "Agradeço a homenagem e destaco que todo reconhecimento que recebo evidencia o trabalho dos homens e mulheres do Comando da Aeronáutica”, finalizou.

Histórico da ANMPM e da Condecoração Honra ao Mérito da ANMPM

A Associação do Ministério Público Militar (ANMPM) foi fundada em 30 de novembro de 1978 num contexto em que se mostrava essencial a criação de uma entidade representativa dos membros do Ministério Público Militar (ativos, aposentados e pensionistas), capaz de garantir a especial mobilização da classe, o diálogo continuo com o procurador-geral sobre as necessidades da categoria e, sobretudo, de estender essa interlocução para outras instituições, que cada vez mais influíam nos destinos do Ministério Público brasileiro.

A ANMPM completou, em 30 de novembro de 2018, 40 anos de existência, demonstrando o acerto dos que a idealizaram, tanto pela projeção e respeito alcançados no âmbito associativo, mas principalmente pela eficiência de sua atuação e responsabilidade com que as diversas Diretorias vêm pautando as sucessivas gestões.

A Condecoração Honra ao Mérito da ANMPM está prevista no art. 59 do Estatuto Social e disciplinada no art. 38 do Regimento Interno, materializando-se em forma de Medalha especialmente confeccionada para agraciar personalidades civis e militares que, de alguma forma, tenham contribuído efetivamente para que a entidade promova a defesa de seus associados, conquistando os objetivos que nortearam a sua criação.

Imagens: Ministério Público Militar