SOLIDARIEDADE

Organizações Militares da FAB realizam ações sociais de Natal

EPCAR, PAMASP e Guarnições de Aeronáutica de Anápolis (GO) e Campo Grande (MS) promoveram campanhas e distribuíram donativos para entidades
Publicada em: 29/12/2020 15:47
Imprimir
Fonte: Ala 5, Ala 2, EPCAR, PAMA SP
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Monteiro

Com o objetivo de atender quem precisa, diversas Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram ações sociais alusivas ao Natal. Crianças, atendidas por entidades, receberam donativos que auxiliaram na data festiva, bem como, participaram de momentos especiais, como apresentações culturais. As campanhas de arrecadação contaram, também, com o envolvimento dos militares, prestando sua solidariedade e apoio. 

EPCAR proporciona natal inédito às crianças do CAIB

O Centro de Acolhimento Institucional de Barbacena (CAIB) possui como entidade mantenedora a Prefeitura Municipal e é responsável pelo acolhimento de jovens e crianças para que sejam garantidos os direitos constitucionais e mais àqueles que não são descritos no papel, como amor, carinho, entre outros. Dentro desta intenção, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), por meio de uma ação viabilizada pela Seção de Comunicação Social e pela Banda de Música, promoveu, no dia 22 de dezembro, um Concerto de Natal. Todas as orientações das autoridades sanitárias, acerca da pandemia, foram cumpridas.

A Banda de Música da EPCAR preparou canções natalinas que foram apresentadas para as crianças, além de breves momentos de interação entre os músicos e os presentes. “Deus nos deu um dom. Temos o privilégio de trabalhar com este dom e, diariamente, fazermos o que amamos. Levar a música, a alegria e marcar a vida destas crianças é um grande presente para nós também. Agradeço à Força Aérea por mais este presente,” comentou o Tenente Músico Jadir das Chagas Junior.

Por mais que os discursos acerca da época natalina sempre se voltem para um momento mais sentimental, com demonstrações de afeto, carinho e amor ao próximo, numa circunstância como esta é impossível não pensar em eternizar também com presentes materiais. Assim aconteceu a entrega de mais de 400 brinquedos, arrecadados por meio da servidora civil Eliane Loschi da Silva, que é pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, campus de Barbacena.

PAMA SP realiza Campanha Solidária de Natal

Entre os dias 23 de novembro e 14 de dezembro, o Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA SP) realizou a sua quarta campanha solidária, com o objetivo de ajudar as pessoas que sofrem com os impactos causados pela pandemia do novo Coronavírus. Durante o período da campanha foram arrecadados 200 quilos de roupas; 200 quilos de alimentos e produtos de higiene e limpeza e 400 brinquedos. Nessa campanha três comunidades carentes foram beneficiadas com as doações.

O Diretor do PAMA SP, Coronel Aviador Marcos Dias Marschall, destacou a importância da ação. “Passamos por menos de um mês de arrecadação e para este Natal conseguimos levar muita alegria e alguns donativos a essas Comunidades. O PAMA SP está presente e cumpre importante ação social, graças a todos os colaboradores que contribuíram para mais este marcante ato de solidariedade", completou.

Os militares realizaram a entrega das doações nos dias 17 e 21 de dezembro. As Comunidades beneficiadas nessa campanha foram: Aldeia Indígena Tekôa Pyau, localizada no Pico do Jaraguá; Comunidade Última Esperança, localizada no bairro Armênia; e Comunidade do Guga, localizada no bairro Penha. Foram tomados todos os cuidados e as orientações do Ministério da Saúde relacionadas à prevenção da COVID-19.

GUARNAE-AN realiza Campanha Natal Voluntário

Nos dias 22 e 23 de dezembro, na cidade de Anápolis (GO), militares da Ala 2 realizaram a distribuição dos alimentos arrecadados da campanha “Natal Voluntário” do Programa “Pátria Voluntária”. No total, foram arrecadados mais de uma tonelada em alimentos nos postos de arrecadação na Guarnição de Aeronáutica de Anápolis (GUARNAE-AN), incluindo 36 cestas básicas e diversos alimentados utilizados para a ceia de Natal das instituições.

As instituições Asilo São Vicente de Paulo, Associação Missionária Esperança e Missão Vida receberam as doações da campanha. A Chefe do Serviço Social do Grupamento de Apoio de Anápolis, Tenente Assistente Social Alessandra Dias Peixoto, exaltou o envolvimento do efetivo na campanha. "O engajamento do efetivo da GUARNAE-AN nas doações ajudou sobremaneira no sucesso da campanha. Isso fez com que tanto a coleta quanto as entregas das doações fossem realizadas com muito entusiasmo, por atender instituições que realizam com excelência o acolhimento dos que necessitam", disse.

GUARNAE-CG promove Natal Solidário

A Guarnição de Aeronáutica de Campo Grande (GUARNAE-CG), por meio da Assessoria de Comunicação Social da Ala 5, promoveu nesse final de ano a Campanha “Natal Solidário” visando atender ao Asilo São João Bosco. Na Campanha, foram arrecadados 120 "kits”, compostos de um panetone e um pacote de fralda geriátrica. Além das doações, a Banda de Música da Ala 5 fez uma apresentação especial, em vídeo, para os idosos.

O Asilo São João Bosco tem por missão promover, resgatar, restaurar e defender a dignidade de seus assistidos, através de um serviço que considere a pessoa idosa em todas as suas dimensões biológica, psicológica, social e espiritual, oferecendo aos idosos em estado de vulnerabilidade diversos serviços como nutricionista, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, pedagogia e atividades lúdicas em regime integral, de acordo com suas necessidades priorizando sempre que possível, o vínculo familiar e a integração com a comunidade. 

O Asilo atende hoje 80 idosos em regime de internato e de acordo com a Superintendente Executiva da Instituição, Cléo Shamah, a ajuda chega em excelente momento. “Com o advento da pandemia as doações diminuiriam e as necessidades materiais para atendimento aos idosos aumentaram muito. É com grande alegria e com sentimento de gratidão que recebemos essas doações da Força Aérea e a apresentação da Banda de Música mesmo em vídeo trouxe alento e alegria a todos, disse ela.

Fotos: Suboficial Leopoldo / Arquivo pessoal Eliane; Soldados Bressiani,Queiroz e V. Oliveira / PAMA SP; Soldado Chaveiro / Ala 2; Cabo Guarini / Ala 5