ORDEM DO MILLENNIUM

Esquadrão Zeus realiza Primeira Ordem do Millennium

Homenagem foi criada para reconhecer aqueles que contribuíram para o processo de desenvolvimento, implantação e operação da aeronave KC-390 Millennium
Publicada em: 18/12/2020 14:08
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Raquel Alves
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente-Coronel Santana

A cerimônia alusiva à Primeira Ordem do Millennium foi realizada nesta quinta-feira (17), na Ala 2, em Anápolis (GO). Criada com o objetivo de eternizar a chegada da aeronave KC-390 Millennium na Força Aérea Brasileira (FAB), a Ordem sintetiza a transformação tecnológica que circunscreve a FAB e reconhece os esforços dos integrantes do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) e de personalidades civis e militares que contribuíram e que contribuem para o processo de desenvolvimento, implantação e operação da aeronave no território nacional.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, que presidiu a cerimônia, foi acompanhado pelo Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar, e recebido pelo Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez.

Durante a solenidade, ocorreu a entrega da distinção de Zeus Honorário. A homenagem, que é concedida a personalidades militares e civis que se destacaram como exemplo de abnegado profissionalismo e dedicação ímpar em prol da implantação, desenvolvimento e atuação operacional da aeronave KC-390 na FAB, foi entregue ao Comandante da Aeronáutica, que torna o Oficial-General o Zeus Honorário 01.

Para o Tenente-Brigadeiro Bermudez, este é um momento de celebração muito importante. “O compromisso, acima de tudo, é para que possamos honrar a Ordem que ingressamos a partir de hoje. Agradeço a homenagem pessoalmente, agradeço pela Força Aérea. Desejo a todos nós, especialmente aos que integram esse Esquadrão, excelentes missões. Sucesso e parabéns!”, destacou.

Foram sagrados, ainda, como Zeus Honorário o Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar; O Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez; e o piloto da Embraer Coronel Aviador da Reserva, Carlos Alberto Vieira de Souza.

O Tenente-Brigadeiro Aguiar disse que essa é, acima de tudo, uma homenagem ao Comando de Preparo. "Essa aeronave faz uma diferença enorme logisticamente e estrategicamente. A homenagem é a comprovação de que a máquina veio para fazer a diferença e mostrar o quanto é valiosa logisticamente. Mesmo com o desenvolvimento de suas capacidades, conseguiu atender às demandas do COMAE [Comando de Operações Aeroespaciais] e do País como um todo", concluiu.

Cálice

Também foi entregue aos primeiros pilotos do KC-390 o cálice do Olimpo, símbolo da forte união em prol do objetivo comum: elevar ainda mais o nome da FAB pelas asas da aeronave multimissão Millennium. O Comandante do Esquadrão Zeus, Tenente-Coronel Aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz, Zeus 01, foi um dos pilotos que recebeu o cálice. “Só mostramos realmente o valor que a aeronave tem. Esse momento é de consagração, não só para os tripulantes que batalharam bastante, mas principalmente para mostrar o valor do KC-390 Millennium”, completou.

Apoio

Em pouco mais de um ano de atuação na FAB, as aeronaves KC-390 Millennium já participaram de diversas missões. Na Operação COVID-19, as missões aéreas coordenadas pelo COMAE, junto ao Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa, o KC-390 Millennium auxiliou no Transporte Aéreo Logístico de materiais e pessoal para o combate ao novo Coronavírus. Em maio, por exemplo, duas aeronaves do 1º GTT transportaram 5,7 toneladas de material de Guarulhos (SP) para Manaus (AM). 

Em agosto, aeronaves da FAB decolaram da Base Aérea de São Paulo (BASP) com destino ao Líbano em cumprimento à missão de Assistência Humanitária à República Libanesa. O KC-390 Millennium, que realizou pela primeira vez uma missão internacional tripulado apenas por militares da FAB, transportou cerca de seis toneladas de medicamentos, alimentos e equipamentos de saúde para o atendimento emergencial às famílias afetadas. 

Assista aqui como foi a cerimônia.

Fotos: Soldado T. Amoriml/CECOMSAER

Vídeo: Sargento Poleto/CECOMSAER