DEFESA NACIONAL

FAB participa de Seminário sobre Defesa Nacional e Programas Estratégicos

Comandante da Aeronáutica abordou, entre outros temas, o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE), o KC-390 Millennium e o F-39 Gripen
Publicada em: 14/11/2020 08:08
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Cristiane
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente-Coronel Santana

A Escola Superior de Guerra (ESG) realizou, nesta sexta-feira (13), o Seminário de Defesa Nacional, em Brasília (DF). O evento teve como tema “Defesa Nacional e os Programas Estratégicos das Forças”, com foco na Política Nacional de Defesa (PND), Estratégia Nacional de Defesa (END) e Livro Branco de Defesa Nacional (LBDN), bem como nos portfólios dos programas e projetos estratégicos das Forças Armadas. O evento foi transmitido, em tempo real, pelo perfil oficial de YouTube do Ministério da Defesa.

Palestraram no evento o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e os Comandantes da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior; do Exército Brasileiro, General de Exército Edson Leal Pujol; e da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

Também estiveram presentes no Seminário o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho; o Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; o Comandante da Escola Superior de Guerra, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar; Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira; dentre outras autoridades e convidados, civis e militares.

O Ministro da Defesa tratou sobre a importância de levar o assunto Defesa à sociedade. "A Política e a Estratégia Nacional de Defesa são revistas a cada quatro anos e são remetidas, por força de lei, ao Congresso Nacional para uma apreciação. Isso para fomentar o debate com os representantes do povo em relação aos assuntos de Defesa, não só de caráter prioritário da Marinha, do Exército e da Força Aérea, mas um debate para conhecimento nacional", palestrou.

Já o Comandante da Aeronáutica destacou alguns dos principais projetos estratégicos sob a responsabilidade da FAB, como o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE), citando a inauguração do Centro de Operações Espaciais (COPE); o KC-390 Millennium, que completou um ano de operação na Força; e o F-39 Gripen, com a chegada da primeira unidade ao Brasil. Ainda sobre a Política Nacional de Defesa e Estratégia Nacional de Defesa, o Tenente-Brigadeiro Bermudez comentou: "a concepção da Força Aérea 100 apresenta as diretrizes de alto nível, que nortearão os rumos da Força Aérea Brasileira até o ano de 2041, ano que completaremos o centenário de criação do nosso Comando", disse durante a apresentação.

O Seminário foi o primeiro de uma série de eventos que visam ampliar a difusão das ações e atividades planejadas e realizadas pelo Ministério da Defesa, pelas Forças Singulares e por parceiros institucionais do Setor de Defesa. O objetivo foi buscar e manter o relacionamento com os setores estratégicos de interesse e ainda promover o debate e a participação da sociedade brasileira em assuntos de Defesa.

Confira aqui como foi o Seminário de Defesa Nacional.

Fotos: Soldado T. Amorim / CECOMSAER

Vídeo: Sargentos Barros e Poleto / CECOMSAER

imagens/original/41174/201113TAM68094_Thallys_Amorim.jpg
imagens/original/41174/201113TAM68160_Thallys_Amorim.jpg
imagens/original/41174/201113TAM68172_Thallys_Amorim.jpg
imagens/original/41174/201113TAM68241_Thallys_Amorim.jpg