VISITA

Comitiva do Vice-Presidente da República visita Comando de Operações Aeroespaciais

Encontro institucional ocorreu nesta segunda-feira (26), em Brasília (DF)
Publicada em: 28/10/2020 10:40
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Monteiro

Nesta segunda-feira (26), o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), situado em Brasília (DF), recebeu a visita da Comitiva do Vice-Presidente da República, Antonio Hamilton Martins Mourão. Também participaram do encontro o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez; o Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas; o Chefe de Logística e Mobilização do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini; Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Aeronáutica.

O Comandante da Aeronáutica deu as boas-vindas à comitiva e falou sobre o encontro. "Nós, da Força Aérea Brasileira, nos sentimos muito honrados em receber a comitiva do Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão. Esta visita revestiu-se de grande importância, uma vez que foram apresentados os trabalhos realizados pelo COMAE em prol do Brasil e da sociedade brasileira", disse.

O Vice-Presidente conheceu os processos de trabalho das Salas de Decisão e de Guerra, a missão do COMAE e seu trabalho nas operações conjuntas, além das instalações do Centro de Operações Espaciais (COPE), inaugurado este ano, na área de responsabilidade do COMAE. Durante o briefing de apresentação, o Tenente-Brigadeiro Domingues explicou que a atuação do COMAE contribui para a soberania do espaço aéreo e para a integração do território nacional, com o planejamento e a execução das atividades aéreas de emprego do Poder Aeroespacial. Além disso, o Oficial-General abordou o trabalho conjunto com a Marinha do Brasil e com o Exército Brasileiro, que, de forma sinérgica, corrobora com a defesa da Pátria.

“Tivemos a oportunidade de demonstrar nosso trabalho e interagir com autoridades decisórias do nosso país e enfatizar a atuação da FAB, em particular do COMAE, no nosso dia a dia”, comentou o Tenente-Brigadeiro Domingues.

O Vice-Presidente Hamilton Mourão destacou o trabalho executado pelo COMAE. "Tive a oportunidade de acompanhar tudo o que a FAB faz na defesa do espaço aéreo, atuando em todo nosso território e na área marítima, procurando impedir vetores hostis ou ilegais dentro de nosso território. Ao mesmo tempo, existe outra vertente que é o uso das imagens de satélite, da análise de inteligência e o próprio controle de satélites que o País possui. É um trabalho que alinha a arte operacional com a questão tecnológica e tudo do mais alto nível", afirmou.

Confira aqui como foi a visita.

Fotos: Soldado T. Amorim / CECOMSAER

Vídeo: Sargento Poleto / CECOMSAER

imagens/original/41076/201026TAM66764_Thallys_Amorim.jpg
imagens/original/41076/201026TAM66833_Thallys_Amorim.jpg
imagens/original/41076/201026TAM66843_Thallys_Amorim.jpg
imagens/original/41076/201026TAM66865_Thallys_Amorim.jpg