MÊS DA ASA

Palácio do Planalto recebe exposição em homenagem ao Dia do Aviador e da FAB

Maquetes de aeronaves da Força Aérea Brasileira, como o KC-390 Millennium e F-39 Gripen, estão em exibição
Publicada em: 22/10/2020 19:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente-Coronel Santana

Durante cinco dias, de 19 a 23 de outubro, o corredor do anexo inferior do Palácio do Planalto, em Brasília (DF), recebe uma exposição em homenagem ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB). O Vice-Presidente da República, Antonio Hamilton Martins Mourão, e o Ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Augusto Heleno Ribeiro Pereira, visitaram a exposição nos dias 21 e 22 de outubro, respectivamente.

O espaço conta com painéis que ilustram as principais atividades da FAB. Também ocorre a transmissão de um vídeo institucional, além da exposição das maquetes da aeronave multimissão KC-390 Millennium; do caça A-29 Super Tucano, que é operado por diversos Esquadrões da FAB e pela Esquadrilha da Fumaça; e do F-39 Gripen, mais novo caça da FAB que já voou em espaço aéreo brasileiro.

O trabalho dos Controladores de Tráfego Aéreo do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I) e o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), também são apresentados.

O Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão, elogiou o trabalho da FAB. "Agradeço à Força Aérea por todo o trabalho realizado esse ano, como no combate à pandemia da COVID-19, transportando insumos e profissionais de saúde para as áreas mais afastadas do País, entre outras missões de extrema relevância", disse.

O Ministro Augusto Heleno falou sobre as novas aeronaves KC-390 Millennium e F-39 Gripen. "Estou com um ânimo muito grande em relação aos novos meios aéreos da Força Aérea. Esse ano foi especial para a FAB, porque incrementou as capacidades do KC-390 e, agora, comemora a chegada do Gripen, que é uma revolução no combate aéreo", afirmou.

Após as visitas, as autoridades foram agraciadas com uma réplica da aeronave F-39 Gripen, entregue pelo Secretário de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Major-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita. "Essa é uma oportunidade para que servidores e visitantes da Presidência da República conheçam mais sobre o trabalho da FAB e nossos projetos estratégicos, no mês em que celebramos o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira”, disse.

Fotos: Sargento Bianca Viol e Soldado A. Soares / CECOMSAER

imagens/original/41051/201021ASO__Anderson_Soares_21.jpg
imagens/original/41051/201022BIA7666_Bianca_Viol.jpg
imagens/original/41051/201022BIA7679_Bianca_Viol.jpg
imagens/original/41051/201022BIA7695_Bianca_Viol.jpg