PREMIAÇÃO

KC-390 Millennium recebe o Grand Laureate de Defesa concedido pela Aviation Week

Premiação reconhece as melhores realizações nos quatro pilares da indústria: Defesa, Aviação Comercial, Espaço e Aviação Executiva
Publicada em: 20/10/2020 18:38
Imprimir
Fonte: Embraer e Agência Força Aérea
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Jonathan Jayme - Revisão: Tenente-Coronel Santana

A aeronave de transporte multimissão KC-390 Millennium recebeu, nesta segunda-feira (19), os prêmios Grand Laureate, na categoria Defesa, e o Laureate Awards, na categoria “Melhor Novo Produto” de Defesa. As honrarias são concedidas pela revista Aviation Week, uma das principais publicações sobre aviação no mundo. “O primeiro KC-390 de transporte/reabastecedor, maior e mais sofisticada aeronave já desenvolvida pela Embraer, foi entregue à Força Aérea Brasileira [FAB] em 2019”, escreveu a revista sobre o vetor operado na FAB pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), a partir da Ala 2, em Anápolis (GO).

Desde sua criação, o Laureate Awards da Aviation Week homenageia conquistas e personalidades inovadoras que representam os valores e a visão da comunidade aeroespacial global e que mudaram a forma como as pessoas trabalham e se movem pelo mundo. A Aviation Week reconhece as melhores realizações nos quatro pilares da indústria: Defesa, Aviação Comercial, Espaço e Aviação Executiva.

A primeira unidade, de matrícula FAB 2853, foi recebida pela Força Aérea no dia 4 de setembro de 2019. O Presidente da República, Jair Bolsonaro, presidiu a solenidade, acompanhado do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez. Participaram, ainda, da cerimônia Ministros de Estado, Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, autoridades civis e militares, e executivos da Embraer.

Já a segunda unidade da aeronave multimissão KC-390 Millennium foi recebida pela Força Aérea Brasileira no dia 13 de dezembro do ano passado e, a terceira, o FAB 2855, no dia 27 de junho deste ano.

Gigante multimissão

O KC-390 Millennium é o maior avião militar desenvolvido e fabricado no hemisfério sul. Ele tem a capacidade de realizar missões de Transporte Aéreo Logístico, Reabastecimento em Voo (REVO), Evacuação Aeromédica, Busca e Salvamento, Combate a Incêndio em Voo, entre outras. O KC-390 foi desenvolvido para atender aos requisitos operacionais da FAB, provendo mobilidade estratégica às Forças de Defesa do Brasil. 

O vetor é um jato de transporte multimissão que se beneficia de um sistema de controle fly-by-wire, com tecnologia integrada, que diminui a carga de trabalho da tripulação e aumenta a segurança de sua operação.

Equipado com dois motores turbo fan International Aero Engines V2500, aviônicos de última geração, uma rampa traseira e um avançado sistema de movimentação de carga, o KC-390 pode transportar até 26 toneladas a uma velocidade máxima de 470 nós (870 km/h), com capacidade de operar em ambientes austeros, incluindo pistas não pavimentadas ou danificadas. A aeronave pode transportar tropas, paletes, veículos blindados e helicópteros.

Apoio

Em pouco mais de um ano de atuação na FAB, as aeronaves KC-390 Millennium já participaram de diversas missões. Na Operação COVID-19, as missões aéreas coordenadas pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), junto ao Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa, o KC-390 Millennium auxiliou no Transporte Aéreo Logístico de materiais e pessoal para o combate ao novo Coronavírus. Em maio, por exemplo, duas aeronaves do 1º GTT transportaram 5,7 toneladas de materiais de Guarulhos (SP) para Manaus (AM). 

Em agosto, aeronaves da FAB decolaram da Base Aérea de São Paulo (BASP) com destino ao Líbano em cumprimento à missão de Assistência Humanitária à República Libanesa. O KC-390 Millennium, que realizou pela primeira vez uma missão internacional tripulado apenas por militares da FAB, transportou cerca de seis toneladas de medicamentos, alimentos e equipamentos de saúde para o atendimento emergencial às famílias afetadas. 

Confira a página oficial da Aviation Week com o anúncio dos vencedores.

* Com informações da Assessoria de Comunicação da Embraer

Fotos: Sargento Bianca Viol e Soldado Anderson Soares / CECOMSAER; Ala 2; BASP